Setecidades Titulo
Projeto oferece próteses dentárias para idosos carentes
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
12/03/2003 | 21:48
Compartilhar notícia


O projeto Implante uma Vida Feliz, lançado na quarta-feira em São Bernardo, vai fornecer próteses dentárias gratuitamente a 24 idosos carentes do município a serem triados no Centro de Referência do Idoso, na Vila Tupi, e no Centro-Dia do Idoso, no Jardim América. O trabalho será feito voluntariamente por 15 cirurgiões-dentistas, com material doado. A Prefeitura fará a triagem socioeconômica dos idosos, e o atendimento será feito no Ambulatório de Especialidades Odontológicas do município. Dois pacientes serão atendidos por mês.

Segundo a coordenadora do projeto, a cirurgiã-dentista Andressa Cristina Garcia Tebar, o projeto se baseia em dados do Projeto Gero 2000 do Hospital das Clínicas.

“Verificamos que o problema com a prótese ou a ausência dos dentes é muito freqüente, e os idosos, muitos vezes, omitem essa questão, porque ela mexe com a auto-estima. A falta de mastigação pode acarretar anemias e problemas gástricos”, disse.

A triagem vai priorizar pacientes com menos recursos econômicos e maior comprometimento da qualidade de vida pela falta de dentes. “Usaremos a metodologia do overdenture, em que para haver a fixação da prótese dentária inferior, serão implantados quatro meses antes dois pinos de sustentação. Na parte de cima, a prótese seguirá os modelos tradicionais”, explicou.

“Mais do que o aspecto estético, a prótese tem um papel fundamental para a mastigação, e, ao ser bem-feita, evita o perigo de um câncer bucal. E o trabalho voluntário recompensa”, disse a cirurgiã-dentista Milena Bottecchia, 27 anos. Segundo admite a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, o sistema público não tem condições de prestar esse atendimento. “Com essa parceria, poderemos auxiliar pessoas que só têm como renda um salário mínimo de aposentadoria”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;