Cultura & Lazer Titulo
IBM adapta conceito wireless para Linux
Paulo Basso Jr.
Com Agências
31/07/2000 | 19:12
Compartilhar notícia


  A equipe de pesquisas da IBM anunciou na semana passada que conseguiu desenvolver um novo protocolo compatível com a tecnologia wireless Bluetooth - que permite a transmissao de dados sem fio. A principal novidade do software, chamado de BlueDrekar, é que ele foi projetado para rodar em ambiente operacional Linux.

Segundo Daniel Jue, gerente da divisao AlphaWorks da IBM, o novo protocolo permitirá uma comunicaçao mais eficaz entre aparelhos que operam com a tecnologia Bluetooth. "Nosso objetivo é fazer do BlueDrekar um ponto de início para que as empresas criem novas alternativas baseadas nas tecnologias wireless ao mercado SoHo", explica Jue.

O novo protocolo da IBM, segundo os especialistas, pode significar também a popularizaçao da tecnologia Bluetooth, um padrao de transferência, via ondas de rádio, de informaçoes entre computadores, periféricos, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos.

O sistema foi desenvolvido para transmitir voz e dados sem fio, fornecendo, desta maneira, uma alternativa mais fácil para que uma variedade de equipamentos de computaçao móvel e comunicaçoes interajam sem a necessidade de cabos. Espera-se que, de forma semelhante à tecnologia WAP, porém, sem a utilizaçao de linhas telefônicas, o Bluetooth permita aos usuários o envio e recebimento de e-mails em aparelhos portáteis sem fio.

Entretanto, a nova tecnologia ainda possui uma grande limitaçao. Atualmente, seu raio de alcance para transmissao de ondas de rádio entre dois pólos é muito pequeno, limitado a cerca de 10 metros.

Apesar das dificuldades, recentes estudos realizados pela Ericsson apontam que mais de 200 milhoes de dispositivos baseados no protocolo Bluetooth estejam operando até 2002. A Ericsson é uma das 1,9 mil empresas, entre elas Motorola, Intel, IBM, Nokia e Toshiba, que apóiam o Bluetooth Special Interest Group, órgao que está supervisionado o desenvolvimento da tecnologia.

No mês passado, o grupo finlandês apresentou durante um evento na Asia o seu primeiro aparelho celular que opera em Bluetooth. Chamado de T36, o dispositivo inclui a tecnologia WAP e deverá ser lançado nos mercados europeu e norte-americano ainda este ano.

Outras empresas, além de IBM e Ericsson, também estao convergindo seus esforços para a criaçao de soluçoes Bluetooth. Há cerca de um mês, a Motorola anunciou que, em parceria com a IBM e a Toshiba, começaria a trabalhar para acoplar os chips que permitem a transmissao de dados sem fio a PCs fabricados pelas maiores empresas do setor de informática. A intençao da Motorola é lançar os produtos no mercado até o início de 2001.

A Hewlett-Packard, por sua vez, também está trabalhando para abocanhar sua fatia no mercado de Bluetooth. Desde o início do ano, a empresa vem projetando impressoras que atuem com o novo protocolo. O objetivo da HP é, por exemplo, criar um aparelho que permita aos profissionais em trânsito a impressao de mensagens de textos de celulares via impressoras ou aparelhos de fax.

Recentemente, a Palm também divulgou que estuda adicionar a tecnologia Bluetooth aos seus dispositivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;