Setecidades Titulo Prevenção
Casos de leptospirose têm queda de 30% na região

Doença está relacionada ao contato com urina de roedores presente em águas de inundação

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo com as enchentes causadas pelas fortes chuvas no inicio do ano passado, o Grande ABC registrou queda de 30% em casos confirmados de leptospirose na comparação com 2010. As informações são do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo.

A doença está relacionada ao contato humano com urina de roedores presente em águas de inundação, principalmente em meses de verão.

O Grupo de Vigilância Epidemiológica Santo André 7, que responde pelas cidades da região, registrou 49 casos confirmados no ano passado. Já em 2010 foram 71 pessoas infectadas. Em ambos os anos foram confirmados dois óbitos causados pela doença.

O infectologista Helio Vasconvellos comentou a diminuição dos casos. "Esta diferença, nos termos da medicina, não tem valor. Está dentro dos padrões normais de variação. Considerando o tamanho da população na região, são números baixos", explicou.

As prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires informaram que realizam orientação e ações educativas com a população, além de trabalhos de desratização, visando combater a doença.

A administração de Rio Grande da Serra foi procurada pela equipe do Diário, mas não respondeu os questionamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;