Setecidades Titulo Carnaval 2012
São Leopoldo tenta 5º título consecutivo
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Campeã dos últimos quatro carnavais em São Bernardo, a Mocidade Alegre de São Leopoldo tentará o quinto título de melhor escola de samba da cidade. Para isso, desenterrou enredo guardado há cinco anos no baú e aposta em luxo na avenida para conquistar os jurados.

A escola contará a história de vários impérios, como o britânico, chinês, egípcio e inca, além do Brasil. O tema era considerado muito caro para ser executado. "Antes não tínhamos possibilidades de fazer, mas agora conseguiremos abordar o tema graças, principalmente, ao nosso trabalho de reciclagem", diz a coordenadora da comissão de frente e uma das fundadoras da escola, Ana Maria de Oliveira, 63 anos.

CRIATIVIDADE

A subvenção da Prefeitura, de R$ 45 mil, só foi encaminhada para as escolas no dia 13. Para driblar a falta de recursos até receber a verba, os foliões contaram com a criatividade na hora de transformar peças, esculturas e tecidos de outros carnavais em ornamentos para o desfile de 2012. "A gente desmonta e faz tudo de novo. Perto de 50% do trabalho está pronto", comemora a integrante da comissão de frente Priscila Andrade Rodrigues, 26.

Para angariar fundos, vale também vender para outras escolas as peças usadas. "Como reciclamos muita coisa, não temos nem ideia do custo total do Carnaval deste ano. Mas posso dizer que a verba municipal não cobre nem a metade do valor", reclama Ana Maria. Os aluguéis do barracão e do terreno onde ficam os carros alegóricos serão reajustados, o que levará a escola a ficar temporariamente sem ‘casa'.

"Não temos como pagar os aluguéis, então precisaremos correr atrás de outro lugar. Mas faremos Carnaval nem que seja em nossas próprias casas", destaca Priscila.

No total são 450 componentes, mas poucos são da comunidade do Jordanópolis, onde a sede está localizada. Os foliões vêm de bairros vizinhos e de outras cidades, como Santo André, São Caetano e Capital.

Família mantém quatro gerações no samba

Às voltas com plumas, tecidos e cola quente, quatro gerações de uma numerosa família dividem o tempo entre o trabalho e os preparativos para o Carnaval 2012. Mães, tios, sobrinhos, irmãos, todos estão empenhados em ver a Mocidade Alegre de São Leopoldo brilhar novamente na avenida do samba em São Bernardo.

O mestre de bateria, Vinícius Fantini, 27 anos, comanda o coração da escola desde a fundação, mas toca em baterias desde os 5. "Na nossa família, já saímos da barriga da mãe sambando", adianta.

A pequena Julia Andrade Gimenez, 6, abre um imenso sorriso ao falar sobre a fantasia que irá usar. "Vou de colombina, no último carro alegórico. Não tenho vergonha de desfilar, estou superanimada pra isso."

No entanto, o mais jovem integrante da escola, Rafael, de apenas 2 meses, não desfilará. Mas no ano que vem, ele estará na avenida, garante a bisavó Ana Maria. Pelo menos no barracão, Rafael bate cartão todos os dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;