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Como anda sua seleção?


Cíntia Bortotto

17/08/2015 | 07:07


Recrutamento e seleção é um dos assuntos que mais gosto de tratar, com toda a experiência que tenho acumulada ao longo de todos estes anos. O mercado não está dos melhores e contratar errado pode onerar a empresa sobremaneira. E então? Como anda a seleção na sua empresa?

A seguir, algumas dicas do que fazer para não errar.

O primeiro passo para uma contratação de sucesso é uma boa definição do perfil, determinando claramente quais são os pré-requisitos. Depois, é necessário realizar uma triagem que traga para as dinâmicas e entrevistas bons candidatos. Durante a entrevista, o ideal é utilizar a técnica de entrevista por competências, checando sempre comportamentos passados que prevejam comportamentos futuros.

Comportamentos e expertise que agreguem valor para o que a empresa busca devem ser priorizados. Para investigar a experiência do profissional, você deve se preparar e saber o que perguntar, estando sempre alinhado às necessidades da vaga em questão.

As técnicas de seleção vão aperfeiçoando-se. Hoje, utilizamos mais dinâmicas, entrevistas por competências, e cada vez mais as mídias sociais e os blogs têm ajudado em processos seletivos. Mas os processos ainda seguem muito o padrão da empresa e, para isto, não há certo ou errado, há uma cultura. Este fator determina se o processo será mais rápido ou lento, mais rigoroso ou flexível. É a cultura da empresa e, às vezes, até o estilo comportamental do requisitante e da sua equipe que determinarão características do processo seletivo.

As dinâmicas existem como uma forma de observação comportamental e só foram introduzidas nos processos seletivos como uma alternativa mais eficiente para observar o comportamento de mais candidatos em um tempo mais curto. Obviamente, como outras etapas de um processo seletivo, elas não são uma verdade absoluta, mas uma forma de observar as pessoas. É uma etapa do processo que pode ser utilizada em qualquer empresa.

Na hora de contratar, a diferença entre grandes e pequenas empresas é a atração. Muitas vezes, para um processo seletivo de uma empresa grande você que está selecionando nem precisa explicar muito sobre a vaga, pois as pessoas são atraídas pela marca, pela empresa. Já para empresas menores, de pequeno e médio porte, você precisa vender o desafio e o futuro. Mas as ferramentas do processo são as mesmas, apenas as competências que são diferentes de vaga para vaga.

Na próxima semana, abordarei as principais ferramentas para você não errar na hora de contratar. Siga confiante e boa sorte! 



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