Cultura & Lazer Titulo
Ícone de glamour segue intacto
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
01/06/2011 | 07:14
Compartilhar notícia
Banco de Dados


Alçada ao posto de lenda da história do cinema, Marilyn Monroe (1926-1962) completaria hoje 85 anos. A atriz norte-americana marcou época principalmente entre as década de 1950 e 1960 ao se tornar símbolo do glamour de Hollywood e firmar sua posição como exemplo de sensualidade em todo o mundo.

"O caso dela é específico pois ela esteve no fundo do poço e chegou ao topo", diz o professor Maximo Barros, do curso de Pós-Graduação de Cinema da Faap. "Assisti aos seus filmes no cinema e ela transmitia um brilho diferente de tudo o que havia na indústria."

A carreira de Marilyn foi marcada por papéis que são considerados exemplos do estereótipo da ‘loira burra'. Entre suas inesquecíveis participações nas telas estão clássicos como 'Os Homens Preferem as Loiras' (1953), 'O Mundo da Fantasia' (1954), 'O Pecado Mora ao Lado' (1955) e 'Quanto Mais Quente Melhor' (1959).

Segundo Barros, apesar da importância da estrela como ícone da sétima arte, o atual público pouco conhece sua obra. "Hoje, Marilyn se tornou um mito, mas não tem o impacto de antes. Há muita gente que fala sobre ela sem jamais ter visto um de seus filmes."

A oportunidade para se conhecer um pouco sobre sua carreira está em homenagem prestada hoje pelo TCM durante todo o dia. O canal fechado apresenta sessões especiais com alguns títulos que trazem a diva no elenco.

O primeiro filme a ser exibido é 'O Príncipe Encantado' (1957), às 14h. Com direção de Laurence Olivier, a comédia mostra o príncipe Charles em visita a Londres. Durante um show, ele conhece a dançarina Elsie, com quem inicia conturbado relacionamento.

A partir das 16h05, é a vez de 'O Rio das Almas Perdidas' (1954), de Otto Preminger, no qual a atriz interpreta Kay Weston, cantora de um antigo saloon, típico do Velho Oeste.

Outra atração da mostra especial é 'Como Agarrar Um Milionário' (1953), às 17h40. O diretor Jean Negulesco traz trio formado por Marilyn, Lauren Bacall e Betty Grable, que tem o objetivo de arrumar um namorado rico em Nova York.

O dia é encerrado às 22h, com sessão de 'Os Desajustados' (1961), de John Houston. O longa-metragem marca o último trabalho da estrela e também de Clark Gable no cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;