Setecidades Titulo
Cemitério da Vila Euclides só terá novo velório em janeiro
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
14/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O novo velório do Cemitério Vila Euclides, em São Bernardo, não deve ficar pronto a tempo do próximo feriado de Finados, no dia 2. A construção, iniciada em abril, só será entregue em janeiro. O espaço ocupará área de 1.200 metros quadrados e será dividido em dois pavimentos. O investimento, segundo a Prefeitura, é de R$ 1,3 milhão.

Devido às obras na Vila Euclides, foram construídas quatro salas no velório do Cemitério do Baeta Neves para atender a demanda. Uma capela na Vila Euclides também está sendo utilizada para realização de velórios.

Apesar do prazo, as obras andam lentas no local. Ontem, apenas quatro operários trabalhavam na construção durante a manhã. Um funcionário, que não quis se identificar, afirmou que, nesse ritmo, apenas a fundação ficará pronta até dezembro. A média no local é de 100 velórios por mês, e a previsão é de que esse número seja o mesmo após a conclusão das obras. São Bernardo conta com quatro cemitérios municipais: Baeta Neves, Paulicéia, bairro dos Casa e Vila Euclides. A média aproximada de velórios nos quatro espaços é de 250 por mês. 

REFORMAS
Em São Caetano, a ampliação do único velório municipal da cidade, o do Cemitério das Lágrimas, também não deve ficar pronta até o Dia de Finados e não há prazo para o fim das obras. Segundo a Prefeitura, serão mais dois espaços, totalizando quatro salas de velório. A capela do cemitério também foi reformada. A cidade possui três cemitérios, todos municipais: das Lágrimas, da Saudade e São Caetano.

Mauá conta com dois cemitérios: Santa Lídia e Vila Vitória. Há apenas um velório municipal, localizado no Santa Lídia. Atualmente, a Secretaria de Serviços Urbanos avalia a possibilidade de ampliar esse velório ou construir outro.

No cemitério público de Ribeirão Pires existem 2.200 jazigos, que funcionam em sistema rotativo, podendo ser abertos novos espaços, caso necessário. Santo André possui cinco cemitérios, sendo apenas um público: o Nossa Senhora do Carmo, conhecido como Curuçá. No local são oferecidas sepulturas temporárias.

São aproximadamente 1.600 jazigos perpétuos; 13.620 gavetas temporárias para sepultamentos de pessoas acima de 6 anos e 1.100 gavetas temporárias para sepultamentos de pessoas com idade até 6 anos.

O Cemitério Municipal de Diadema conta com cerca de 9.000 gavetas e 400 túmulos. A prefeitura de Rio Grande da Serra não atendeu aos questionamentos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;