Cena Política Titulo Cena Política
Cuidado com as vaidades em 2016

Já dizia o psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Jorge Cury: “A vaidade é o caminho mais curto

Beto Silva
31/07/2015 | 07:08
Compartilhar notícia


Já dizia o psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Jorge Cury: “A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém, ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve”. Uma lição que deve ser exercida pelos políticos e m 2016, principalmente da oposição. Despir-se de vaidade é o primeiro elemento para obter êxito nas urnas. Mas vestir-se é passo grande para a derrota. Ano que vem haverá eleição acirrada nas sete cidades da região. As lideranças da oposição saem na frente, pois os atuais governos municipais estão mal avaliados pelo eleitorado. A junção de forças, sem a tal da vaidade, mas feita de forma organizada, pensada e planejada, será elemento fundamental para a vitória. Mas nem todo mundo entende desse jeito. Os projetos pessoais se sobressaem às lutas coletivas. Nem todos têm a grandeza de saber que não é seu momento. Difícil para muitos reconhecer que é melhor dar um passo atrás agora para dar dois à frente no futuro. Na política há mais exibicionistas do que em setores como arte e moda. Há quem queira aparecer mais do que pavão, com suas belas plumas usadas para atrair atenção. Em 2016 testemunharemos eleições que terão muitos ingredientes interessantes. A vaidade pode ser o principal tempero desse caldeirão. “Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir”, ensina o escritor francês Honoré de Balzac.

Está na chuva...
Diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) São Bernardo, Hitoshi Hyodo (PTB) foi apresentado ontem como novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em substituição a Jefferson José da Conceição. Em seu discurso, disse que estava acostumado a se envolver em assuntos econômicos abordados pela mídia. Mas, diz ele, ultimamente está sendo atrelado a movimentos políticos. Culpou os jornais por colocá-lo no epicentro de estratégia política do prefeito Luiz Marinho (PT), para desarticular o G-9, grupo de vereadores que estavam descontentes com o governo petista. Isso porque Hitoshi é ligado ao parlamentar Mauro Miaguti (DEM), que fazia parte desse grupo. Sua nomeação abalou o colegiado. Alguns avaliaram que foi traição, pois o democrata roeu a corda ao indicar cargo no primeiro escalão. Hitoshi nega que foi usado para desmoronar o G-9, já que negociações para fazer parte da administração Marinho ocorrem desde outubro do ano passado. Acostume-se, secretário, seu nome será cada vez mais citado nas rodas políticas e, consequentemente, nos jornais. Virou vidraça. E, quer queira, quer não queira, está no tabuleiro político, sim.

Está tudo certo
A equipe de Política do Diário entrou em contato, ontem à tarde, com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Pires para saber como ficaria a situação de José Gomes dos Santos, assessor de gabinete, que apareceu em foto nas redes sociais com dezenas de notas de R$ 100 nas mãos. Ao telefone, Keila Andrade, da Secretaria de Comunicação, disse que estava cansada porque o jornal não estava fazendo nada direito. Façamos aqui um esclarecimento importante: se relatar que no Paço falta até papel higiênico, divulgar que a Prefeitura não paga a conta de luz e corre risco de sofrer corte de energia e publicar que o assessor é demitido por “excesso de brincadeira”, segundo o próprio prefeito Saulo Benevides (PMDB), é fazer tudo errado, continuaremos fazendo, para colocar às claras o real cenário da administração ribeirão-pirense. Os incomodados que cumpram com suas atribuições direitinho para sair bonito no jornal.

Orlando Silva
Deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Orlando Silva estará hoje, às 9h, em reunião com secretário de Governo de Santo André, Arlindo José de Lima (PT). Às 10h, tem audiência com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Este último encontro deve ser mais aprofundado, porque os comunistas locais estudam caminhar ao lado do PSDB nas eleições de 2016.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;