Memória Titulo Memória
Uma crônica do futebol de São Bernardo

Há fotos que se tornam emblemáticas depois de publicadas...

Ademir Medici
17/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Há fotos que se tornam emblemáticas depois de publicadas. E repicam, chamam a atenção, exigem mais e mais notícias e lembranças. Exigem reprodução.

Foi o que ocorreu com a imagem aqui publicada no dia 30 de junho, do acervo do Edinho Montemor, focalizando uma final infantil de futebol que tanto se perdia no tempo que ficou a dúvida: a final teria ocorrido em 1967 (lembrança do Edinho) ou 1969 (lembrança do Arapa)?

Segue, pois, uma verdadeira crônica de época, escrita – imaginamos! – com lágrimas nos olhos pelo próprio Arapa, cujo nome verdadeiro é José Carlos Vicente.

No ônibus, 30 moleques gritando

Texto: José Carlos Vicente (Arapa)

O Edinho acertou quase tudo na Memória de 30 de junho do futebol no Volkswagen Clube. A data certa é o ano de 1969 e o torneio foi idealizado pelo Diário do Grande ABC.

Do torneio participaram quatro equipes: Volks, Meninos, Vilas Reunidas e Universo, as duas últimas da Vila Santa Terezinha. A final foi Meninos x Volks.

No mesmo ano de 1969 o Diário realizou um segundo torneio de futebol infantil com os campeões e vice-campeões das três cidades do Grande ABC: Meninos e Volks (São Bernardo), Cerâmica e São Cristovão (São Caetano) e Universo e Jardim Utinga (Santo André).

A foto que o Edinho enviou é de fato fantástica. Nela aparecem meninos que se tornaram grandes médicos, engenheiros, dentistas, corretores de imóveis, vidraceiros e outros profissionais.

Ali estão: Edinho, Zezé, Rivelino (dentista), Tatu, Edson, Jair, Pedrinho (que depois jogou no Vasco da Gama e Palmeiras), Milton Cruz (homem forte do futebol do São Paulo).

E mais: Cafuné, Gilmar (que jogou no Corinthians), Ângelo Toldo, Laércio, Celso, Miro, Serginho (médico, que foi do São Paulo), Josa, Moreto, Sr. José, Sérgio Caiado, Julio, Evaldo, Professor José Rossi.

A final foi em um domingo de manhã. Embarcamos em Rudge Ramos em ônibus da Viação Triângulo que vinha do Zoológico de São Paulo e que tinha o apelido de poeirinha.

Atravessamos a cidade. Não havia a Avenida Faria Lima, o ônibus seguia pela Rua Jurubatuba e voltava pela Marechal.

Chegamos à Vila do Tanque, tiramos a foto no campo do Volkswagen Clube. Nosso time – o Meninos – tornou-se campeão.

Na volta, foi uma festa só. Trinta moleques gritando e festejando dentro do ônibus até Rudge Ramos.

O Edinho Montemor é um dos grandes amigos que tenho até hoje. Uma amizade nascida do futebol. Depois deste torneio, o Edinho foi contratado a peso de ouro pelo grande Aliança Clube de Rudge Ramos. Seu passe custou um guaraná, um cachorro quente e mais 10 cruzeiros por jogo.

NOTA DA MEMÓRIA

O ano de 1969 foi de fato um grande ano para o Meninos FC. Em suas categorias principais, o clube levantou pelo menos dois campeonatos: o principal de São Bernardo, em março, e a Taça Cidade São Bernardo, em junho.

Agora, a citação pelo Arapa dos dois torneios infantis promovidos pelo Diário em 1969. Se o Diário promoveu, claro que cobriu e publicou. Procuramos as matérias. Quando encontrarmos, voltaremos ao assunto.

Em 17 de julho de...

1915 – Santo André inicia festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, com leilão de prendas, rezas e cânticos na Igreja Matriz. Ainda não existia a Igreja do Carmo.

Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo descerra placa em homenagem ao segundo centenário de nascimento do historiador paulista frei Gaspar da Madre de Deus. Affonso Taunay profere conferência em que focaliza a biografia do homenageado.

“No ano de 1774 grandes desgostos saltearam o velho beneditino: morreu em fevereiro, no Rio de Janeiro, coberto de anos e de prestígio, o mestre e amigo frei Antonio, de São Bernardo, e a sua perda lhe foi sumamente sensível”, informa Taunay em trecho da sua conferência.

- A guerra. Do noticiário do <Estadão: ‘Boatos de tentativas de paz pela Alemanha’.

1970 – Incêndio destrói instalações da TV Excelsior, Canal 9, na Vila Guilherme, em São Paulo.

1975 – Desastre com trem na Central do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, mata 20 pessoas e fere outras 100.

- Inaugurado o 4º Distrito Policial de Santo André, no bairro Jardim: Rua das Pitangueiras, 622.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 17 de julho de 1985 – ano 28, nº 5878

Manchete – Sarney (José, presidente da República) recebe todos os governadores no Alvorada (palácio governamental em Brasília). Em pauta, o pacto social e econômico

Meio Ambiente – Refinaria de Capuava instala o sistema desfumaçador, com o objetivo de não lançar mais ao ar, como fazia há 30 anos, toneladas diárias de fumaça impregnada de óleos, vapores e gases, em especial o carbônico.

- Rames Gorab ocupava, interinamente, o cargo de superintendente da Recap.

Santo André – Saúde proíbe a criação de animais (vacas, porcos, frangos) no Distrito de Utinga.

Rio Grande da Serra – População ganha processo contra o IPTU.

- Toma posse a nova diretoria do Lions: José Aparecido Pereira reeleito presidente.

Polícia – Autorizada criação de nova delegacia de polícia em Diadema. O 3º Distrito será instalado na área dos bairros Taboão, Campanário e Canhema. Ali vivem 115 mil habitantes.

Barro Paulista

- Santa Gertrudes. Século 17. Barro cozido e policromado. Proveniente do mosteiro de Santa Clara de Sorocaba.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Santos do Dia

- Aleixo

- Inácio de Azevedo (presbítero e companheiros mártires)

- Marcelina

- Generosa

Municípios Brasileiros

- Aniversariantes de hoje: Volta Redonda (RJ), Cuité (PB), Bagé (RS) e Sabará (MG).

Hoje

- Dia do Protetor das Florestas 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;