Cena Política Titulo
Para ter a caneta nas mãos

Nada como ter o poder da caneta nas mãos. É isso que passa pela cabeça de cinco dos sete deputados estaduais que representam o Grande ABC

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
16/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Nada como ter o poder da caneta nas mãos. É isso que passa pela cabeça de cinco dos sete deputados estaduais que representam o Grande ABC na Assembleia Legislativa. Eles projetam deixar as atividades parlamentares para serem prefeitos num futuro próximo. Hoje, seus trabalhos são resumidos a ouvir as demandas da população, transformar isso em indicações e projetos de lei e fiscalizar o governo estadual. Mas, no fundo, eles querem mesmo é ter o poder de decisão nas mãos, executar. Eles querem parar de jogar pedras para ser vidraça. Muito mais bônus do que ônus, na avaliação deles. E, para isso, têm de disputar as prefeituras de suas cidades. Orlando Morando (PSDB) e Luiz Fernando Teixeira (PT) são cotados para a corrida pelo Paço de São Bernardo em 2016. Atila Jacomussi (PCdoB) e Vanessa Damo (PMDB) são potenciais candidatos à Prefeitura de Mauá. Luiz Turco (PT) quer ver a reeleição de Carlos Grana em Santo André (PT) para se cacifar como cabeça da chapa ao Executivo andreense em 2020. Os outros dois deputados estaduais, Ana do Carmo e Teonílio Barba (PT), só não estão no páreo são-bernardense porque Luiz Fernando está na frente na estratégia eleitoral na cidade. Dividem o mesmo espaço partidário, no qual só cabe um. Entre os dois deputados federais, Alex Manente (PPS) também sonha ser prefeito de São Bernardo. Já Vicentinho (PT) sofre do mesmo problema de Ana do Carmo e Barba. Que venham as eleições.

Sem convite
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), convidou os secretários e assessores de gabinete, mas não chamou oficialmente os vereadores para a posse do novo secretário de Segurança Urbana, Cícero da Silva, que substitui Benedito Mariano. Apesar disso, alguns parlamentares dizem que comparecerão à transmissão de cargo. Outros ficaram bravos com o governo.

Política familiar
Secretário de Governo de Ribeirão Pires, Valmir Copina já foi pré-candidato a prefeito de Rio Grande. Ao trabalhar na cidade vizinha, deixou nas mãos da família sua margem de manobra partidária. Cassio Copina, seu filho, é presidente do PMDB rio-grandense. E Juliana, sua filha, foi para o PSB para apoiar o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB).

Pagamento regular
O secretário de Finanças de Ribeirão Pires, Nelson Gomes de Melo, diz que os funcionários concursados da administração receberam seus pagamentos no dia 30 de junho, sem atraso como ocorreu com os comissionados, que só viram o contra-cheque uma semana depois. Havia informação que o depósito só teria sido liberado dia 1º de julho, à tarde. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;