Setecidades Titulo
Alunos enfrentam fila para retirar passe escolar
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
23/02/2010 | 07:54
Compartilhar notícia


Muita demora, burocracia e falta de informação. Desta maneira os integrantes da fila para a retirada do passe escolar descreveram a espera no Terminal Rodoviário João Setti, em São Bernardo. O Diário esteve no local ontem e constatou que para obter as passagens é necessário pegar a mesma fila pelo menos três vezes, com um tempo mínimo de espera de 20 minutos a cada vez.

A primeira fila serve para o estudante comprar o formulário, que custa R$ 12,50. Depois, ele deve ser preenchido e levado à escola para validação, com carimbo do estabelecimento. Em seguida, o aluno pega novamente a fila do setor de passe para levar o documento com os dados completos.

Se o estudante nunca tiver tirado a carteirinha em sua vida, terá ainda de pegar outra fila, para tirar foto. Depois, é preciso novamente aguardar para receber o protocolo para retirada do passe, o que acontece duas semanas depois, em média.

"Deveria ser uma fila para cada serviço e poderia funcionar até mais tarde. Saí mais cedo do serviço para estar aqui", declarou a estudante de psicologia Elizete Sousa, 30 anos, referindo-se ao horário de funcionamento, das 8h às 16h. Ela também se queixou da demora em pegar a carteirinha e os passes: "Fiz a renovação no dia 26 de janeiro e só hoje pude vir retirar."

Já a recepcionista Lucineide de Sousa, 36, não conseguiu levar os passes escolares que solicitou há uma semana.

A cozinheira Maria Aparecida Bezerra, 36, ficou surpresa ao ser informada de que o filho teria de ir até o local para ser fotografado.

"Tiramos a foto para evitar fraude ", explicou o administrador do terminal, Emerson Campanholo, da SBCTrans, responsáveis pela emissão do passe escolar. Ele justificou que a procura pelas carteirinhas no início do ano é maior e que, por isso, há mais filas no período. "Estamos estudando uma alternativa para que seja possível solicitar pela internet, mas ainda não há previsão de data", afirmou Emerson.

Mãe enfrenta duas esperas e tem de retornar

Cláudia Rodrigues da Silva, 36 anos, enfrentou duas filas ontem para pegar o formulário do passe escolar. A primeira foi na escola da filha de 15 anos. "Pensei que pegaria o formulário na escola. Daí tive que vir aqui (no setor de passe escolar) para pegar o documento. Agora, vou ter que voltar e pegar novamente a fila na escola para o preenchimento do papel", relatou Cláudia. Ela ainda terá que voltar ao setor hoje, para entregar o formulário. "É muita burocracia, e eles também não facilitam com esse horário de atendimento", reclamou.

Com relação ao horário, a empresa afirmou que só é possível trabalhar até as 16h por questão de segurança.

FILA EM 2008 - A fila no primeiro andar do Terminal João Setti dava voltas e seguia até o térreo, em fevereiro de 2008. O fato ocorreu quando a SBCTrans deu apenas um dia de prazo para a troca de vales-transporte, depois de confirmada a informação sobre uma grande quantidade de bilhetes falsificados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;