Política Titulo
Justiça suspende por cinco anos os direitos políticos de Oswaldo Dias
Matheus Adami
Do Diário do Grande ABC
23/02/2010 | 07:50
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), está com os direitos políticos cassados por cinco anos. A decisão do juiz da 3ª Vara do município, Antonio Marcelo Cunzolo Rimola, originada de ação civil pública do Ministério Público, diz respeito à polêmica exposição Túnel do Tempo, realizada durante campanha eleitoral de 2004 e que resultou na cassação do registro do então prefeiturável Márcio Chaves (PT).

A sentença, que foi proferida em 14 de dezembro, foi publicada ontem no Diário da Justiça Eletrônico. Procurados ontem, Oswaldo e Márcio não retornaram aos telefonemas da reportagem.

Além do atual chefe do Executivo, que comandou a cidade entre 1997 e 2003, o ex-secretário de Governo Severino Manoel da Silva também foi condenado. Ambos terão de ressarcir ao erário público os custos com a realização do evento. O valor, no entanto, não consta no documento do Judiciário. Já Márcio Chaves, atual desafeto de Oswaldo Dias e que na época era vice-prefeito, foi absolvido.

A defesa do prefeito de Mauá tem 15 dias para recorrer da decisão. O chefe do Executivo poderá apelar ao TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), ou às cortes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal). Caso seja confirmada em segunda instância a suspensão dos direitos políticos, Oswaldo ficaria impossibilitado de concorrer em eleições até 2015 e, portanto, fora da disputa pela reeleição, em 2012.

PROPAGANDA - A exposição Túnel do Tempo, que era realizada em uma tenda com fotos e vídeos sobre as realizações do Executivo durante a gestão de Oswaldo, foi considerada propaganda eleitoral três dias antes do segundo turno do pleito. A alegação da Prefeitura era de que se tratava de evento em homenagem aos 50 anos de Mauá.

Por conta da decisão, Márcio - atual secretário de Governo de Araçatuba - travou batalha judicial durante um ano com o então segundo colocado, Leonel Damo, que acabou levando a melhor no STF (Supremo Tribunal Federal) e que foi empossado no cargo em dezembro de 2005. No período, a Prefeitura foi comandada pelo então presidente da Câmara, Diniz Lopes (PR), atual superintendente do Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;