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Casas Bahia cancela realização de megalojas
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
16/09/2010 | 07:04
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Inesperadamente, a Casas Bahia anunciou ontem o cancelamento das edições da Super Casas Bahia, que aconteceriam simultaneamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas em 2008, os megaeventos sazonais de fim de ano foi responsável por faturamento de R$ 133 milhões.

A varejista justifica que esta foi uma "decisão estratégia devido ao processo de integração da fusão com o Ponto Frio e o Grupo Pão de Açúcar". De acordo com a Casas Bahia, o evento leva de quatro a seis meses para ser organizados, envolvendo diversos departamentos da empresa que estão debruçados no desenvolvimento de estratégias da Nova Casas Bahia.

Fontes do mercado ouvidas pela equipe do Diário apontam que o cancelamento da edição também pode ser atribuído aos quatro meses que as redes passaram revendo pontos em aberto na associação. "Não daria tempo para organizar um evento daquele porte em tão pouco tempo. A Super Casas Bahia ficou em segundo plano diante do que estava acontecendo."

Essa seria a oitava edição em São Paulo e terceira no Rio de Janeiro. O faturamento do evento na Capital paulista em 2008 foi de R$ 83 milhões, enquanto a carioca arrecadou R$ 50 milhões.

"Não temos equipe de TI (Tecnologia da Informação) para viabilizar a Super Casas Bahia. As pessoas estão fazendo a integração da operação com o Ponto Frio. Antes tínhamos pouco mais de 500 lojas, agora somos uma rede com mais de 1.000 unidades", diz a varejista. A empresa afirma que o cancelamento das duas lojas sazonais não deve impactar a expectativa de faturamento de R$ 18 bilhões para este ano.

IMPACTO
O diretor da consultoria de varejo Mixxer Desenvolvimento, Eugenio Foganholo, acha estranho a rede abdicar de um evento que trazem tantos fatores positivos para sua marca. "Era um momento especial para reforçar os relacionamentos com os fornecedores e os clientes", aponta o especialista.

Foganholo complementa que a Super Casas Bahia era a diversão do fim de semana para milhares de famílias, especialmente as das classes C, D e E, principais alvos da maior varejista de eletroeletrônicos do País.

CONTEXTO
Foi justamente na abertura do megaevento do ano passado, em 4 de dezembro, no Anhembi, em São Paulo, que o presidente da Casas Bahia anunciou a associação com o grupo do empresário Abilio Diniz.

Segundo a companhia, a suspensão da edição 2010 não significa que a Super Casas Bahia será cancelada definitivamente. "No ano que vem, poderemos adotar outro formato, variando a estratégia."




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