Cultura & Lazer Titulo
China tem quase 20 milhões de 'bloggers'
Da AFP
06/12/2006 | 14:47
Compartilhar notícia


A China já tem 19,87 milhões de "bloggers" (autores de diários na internet), 24% a mais que há um ano. Enquanto mais de 15% atualizam seus "blogs" (diários) pelo menos uma vez por semana, apenas 4,6% o fazem diariamente. Os "blogs" dedicados a medicina e educação são particularmente os mais populares.

O estudo é publicado cerca de seis semanas depois de a imprensa estatal informar que a China pretende exigir que seus milhões de "bloggers" saiam das sombras e se registrem com seus nomes reais em uma estratégia que desperta preocupações a respeito da privacidade. Segundo este sistema, os "bloggers" teriam permissão para continuar usando seus pseudônimos on-line, mas precisariam se registrar junto às autoridades com seus nomes reais.

Segundo o chefe da Sociedade de Internet da China, Huang Chengqing, alguns "bloggers" usaram seu anonimato para disseminar informações "irresponsáveis e mentirosas", e se tornaram "más influências".

Grupos de direitos humanos freqüentemente criticam a China por censurar o conteúdo que considera repreensível, como informações sobre os direitos humanos no país e a democracia ao estilo ocidental.

Alguns dos principais motores de busca do mundo também foram criticados por se curvar às exigências de censura chinesas e por passar dados pessoais dos usuários às autoridades do país, o que resultou na prisão de alguns usuários de Internet.

Huang reconheceu as preocupações sobre a liberdade de expressão, mas disse que é preciso haver um equilíbrio entre liberdade e uso responsável da Internet. Ele não estabeleceu um prazo preciso para implementar o sistema, afirmando que as autoridades receberão o retorno de usuários da web antes de decidir seu formato final.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;