Cultura & Lazer Titulo
9º Salão de Arte Contemporânea acontece em S.Bernardo
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
08/11/2002 | 18:33
Compartilhar notícia


Começa às 20h deste sábado no Espaço Henfil de Cultura a mostra do 9º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo. O evento, com entrada franca, recebeu 716 obras inscritas, assinadas por 242 artistas de 45 cidades do Estado de São Paulo. Para a exposição (em cartaz até 18 janeiro) foram escolhidos 86 trabalhos, de 34 artistas, entre selecionados e premiados. A premiação total soma R$ 24 mil.

A seleção de obras foi responsabilidade de Cristina Freire (pesquisadora e professora do MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo), da artista plástica Leda Catunda e do galerista Ricardo Trevisan (da Casa Triângulo, na capital, que representa artistas plásticos como Sandra Cinto, de Santo André).

Foram premiados no salão obras dos artistas Eduardo Srur, Jailtão, Márcio Pannunzio, Maristela Cabello, Mariza Mainieri e Andrea Cabrini. Entre eles, Andrea é a única da região (São Bernardo). Esses trabalhos entram para o acervo da Pinacoteca da cidade.

Os prêmios-estímulo ficaram com Camille Kachani e Leda Maria, que também é de São Bernardo. Entre os selecionados figuram outros nomes do Grande ABC: Daniella Martini, Fábio Damico, Priscila Mondin, Sian, Roberto Pinheiro e Antonio César Scopel.

Há trabalhos muito bons na mostra, como os de Maristela Cabello (de São Paulo), que integram a série Fio de Cobre. A artista apropria-se de fotos antigas de sua família, faz interferências com fios de cobre unindo as figuras humanas das imagens e torna a fotografá-las.

Nas novas fotos, os fios de cobre parecem de verdade. As composições aguçam a curiosidade: dá vontade de tocá-las para sentir os fios de cobre (que são apenas imagens).

Márcio Pannunzio, de Ilhabela, mostra muita habilidade com a madeira – ele exibe belas e detalhadas xilografias. E Eduardo Srur, de São Paulo, apresenta o domínio que tem da pintura em óleo sobre tela – destaque para sua obra premiada, Containers # 13.

Mas não são apenas os premiados que merecem destaque. Entre os selecionados também há obras de qualidade, como, por exemplo, as gravuras (água-forte) de Carolina Lopes, as pinturas de Rangel Sturaro Nagis – que assina ST. – e também as pinturas de Paulo Queiroz.

O óleo sobre tela Batendo Bolo, de Marileide Dossi (de Araçatuba) revela a cena de um interior de casa, por meio de um ótimo uso das cores e composição exemplar.     

Os trabalhos do artista Camille Kachani (de São Paulo) são intrigantes. Ele apresenta duas curiosas obras: um galo e um ganso empalhados que receberam interferências de peças eletrônicas, o que dá a impressão de que os animais poderão se movimentar, emitir sons ou mesmo acender alguma luz. No entanto, nada disso acontece.

Para o evento, o salão do Espaço Henfil ganhou iluminação de lâmpadas dicróicas  

9º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo – Exposição coletiva. No Espaço Henfil de Cultura – av. Getúlio Vargas, 1.457, São Bernardo. Tel.: 4125-4755. Abertura: neste sábado, às 20h. Visitação: a partir de segunda-feira. De segunda a sexta, das 14h às 21h, e sábados, das 9h às 14h. Entrada franca. Até 18 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;