Setecidades Titulo
Mauá dá casa a cinco
famílias desabrigadas
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
18/03/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Com aproximadamente 800 famílias recebendo auxílio emergencial em decorrência das chuvas de verão, a Prefeitura de Mauá entregou ontem cinco apartamentos em um conjunto construído em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O condomínio, localizado no Parque das Américas, tem, ao todo, 38 apartamentos. Deste total, 33 foram entregues em outubro. Os outros cinco tiveram problemas com a documentação e por isso ficaram desocupados. Todos os novos habitantes moravam nas proximidades do morro do Macuco, no Jardim Zaíra, onde quatro pessoas morreram em deslizamentos de terra desde o início do ano.

O secretário de Habitação, Sérgio Affonso dos Santos, informou que, no momento, nenhuma unidade habitacional está sendo construída no município. Segundo ele, a Prefeitura busca parcerias com o governo do Estado e a União para a construção de mais conjuntos. "Já cadastramos 701 famílias na CDHU. Enviamos toda a documentação e estamos aguardando a análise. Além disso, estamos destinando áreas para a construção de apartamentos junto ao programa Minha Casa, Minha Vida", comentou.

A expectativa, segundo o secretário, é de, até o fim do ano, construir 2.000 apartamentos em Mauá.

 

ÁREAS DE RISCO

A Prefeitura ainda não tem um levantamento sobre o total de famílias que vivem em áreas de risco na cidade. "Infelizmente não posso falar esse número exato, não vou falar em suposição, que não tenho muita certeza", disse Santos.

Para ele, o aumento no número de ocupações dificulta a contagem. "O que vem acontecendo em Mauá, infelizmente, pelo menos nesses últimos anos, é que houve muita ocupação: parece que o pessoal gosta de morar em Mauá. Que bom! Mas as pessoas têm escolhido áreas de risco."

Homem que perdeu família irá para conjunto

Com sorriso no rosto, o auxiliar de serviços gerais Edson Edmílson da Silva Lima, 38 anos, recebeu ontem as chaves de sua nova moradia. Lima morava no Macuco até o dia 4 de janeiro, quando perdeu a mulher e o filho de 6 anos após um deslizamento de terra.

"Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever a alegria", afirmou, emocionado. Ele irá morar no Parque das Américas com Tainara, sua filha de 13 anos. Antes de mudar para o prédio, os dois estavam morando de aluguel no bairro Nova Mauá. Lima pagará prestação de R$ 94,50 por mês, durante 25 anos, para ficar na casa.

Após mais de 20 anos morando no Macuco, a auxiliar Marineide Macedo dos Santos, 26, irá para o conjunto com seus cinco filhos. "É muita emoção. Só tenho a agradecer a Deus por esta oportunidade", avalia.

Os novos moradores deverão se mudar de fato para os apartamentos na próxima semana. "Já estou com tudo pronto para a mudança. Agora é juntar tudo e curtir a casa nova", comemora a auxiliar de limpeza Claudelice de Matos, 41.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;