Cultura & Lazer Titulo
Bravo! Maestro
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
03/03/2007 | 19:07
Compartilhar notícia


“Pertenço ao grupo de sobreviventes, não dos condenados”, afirma Flavio Florence, nada fatalista, mas realista, e sem esconder o sorriso. O maestro, que completou 50 anos no último dia 7, é diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, à qual se dedica incansavelmente há duas décadas. Mas neste ano ele regerá menos concertos para tratar um câncer de cólon, descoberto em novembro passado.

Florence procurou o Diário para tornar pública sua doença e evitar fofocas ou dramas sobre seu afastamento. “Queria comunicar ao público porque regerei menos este ano. Demorou para amadurecer a idéia porque não queria escândalo. Os médicos estão esperançosos, porém o tratamento afetará minha produção”.

Exames posteriores à retirada cirúrgica de um tumor maligno no intestino em novembro evidenciaram metástases (migração de células cancerosas). Não se espalharam pelo corpo, mesmo assim os médicos avaliaram o câncer como estágio 4, de cura difícil.

A esperança de Florence está na reclassificação da doença em um novo diagnóstico. O quadro pode ser reavaliado este mês, após a sexta aplicação da quimioterapia no Hospital do Câncer, seguida por novos exames. Alguns nódulos talvez não sejam malignos, e os médicos estão em dúvida quanto ao estágio do câncer: se 1, mais simples de tratar, ou 4, o oposto.

Neste primeiro semestre, a Sinfônica não terá o maestro nos concertos oficiais, apenas nos didáticos e populares, em dias que não coincidam com o tratamento quimioterápico. Para o segundo semestre, quando reassume como regente, Florence pretende atender ao que chama de “inequívoco desejo do público andreense”, a ópera. “Minha chance de sobrevida quem vai dar é minha obra”.

Agenda 1º semestre

Dias 24 e 25, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André – Orquestra Sinfônica de Santo André, Coro de Câmara de Santo André e solistas convidados: Ednéia D’Oliveira (mezzo-soprano), Paulo Queiroz (tenor) e Sandro Bodilon (barítono). Regente convidado: Lutero Rodrigues. (No dia 24, às 18h30, haverá bate-papo com Vera Sylvia Camargo Guarnieri, viúva do maestro Camargo Guarnieri, homenageado no programa)

Dia 28, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André – Orquestra Sinfônica de Santo André e Choronas. Regência de Flavio Florence.

Dia 15 de abril, às 11h, no Parque Central – Orquestra Sinfônica de Santo André e Choronas. Regência de Flavio Florence.

Dia 28 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André, e dia 29 de abril, às 17h, na Sala São Paulo. Regente convidado: Wagner Polistchuk.

Dia 12 de maio, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André. Solista: Mikhail Rudy (Rússia), piano. Regência de Flavio Florence.

Dias 26 e 27 de maio, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André. Regente convidado: Carlos Moreno. Solista a definir.

Dias 23 e 24 de junho, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André – Solistas: Ovanir Buosi (clarineta) e Alexandre Razera (viola). Regente convidado: Romolo Gessi (Itália)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;