Política Titulo
Muros valem ouro
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
15/09/2006 | 23:27
Compartilhar notícia


Com a minirreforma eleitoral, a campanha deste ano tem na pintura dos muros uma das principais estratégias. No Grande ABC não é diferente, e sobretudo nas grandes avenidas a paisagem é dominada pela informação eleitoral. A lei só permite a pintura de muros em áreas particulares e com autorização. O número de denúncias é pequeno: em Santo André, por exemplo, apenas cinco casos foram apontados. A pintura sem autorização prevê multa e pode, em último caso, levar à impugnação da candidatura.

O problema é que a Justiça Eleitoral depende das denúncias: no Estado são cinco procuradores eleitorais, que contam com o apoio dos promotores de cada fórum, mas esses não têm condição de fiscalizar todas as candidaturas.

O pintor Pedro dos Santos diz que o nome do deputado Orlando Morando (PSDB) está em cerca de 100 muros só em São Bernardo. Também há propaganda de Paulo Maluf e tantos outros.

Para Issao Minami, professor da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo da USP, o muro eleitoral é igual à pichação. “O conceito é o mesmo, de prejuízo da paisagem urbana. E é até pior, porque é repetitivo.”

As campanhas de João Paulo Cunha (PT) e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB) pintaram muros em Osasco e São Paulo sem autorização dos donos. A informação é de Irisvaldo Fernandes Santos, que coordena uma equipe de 10 pintores que chegam a lucrar R$ 20 mil por semana.

“Para o João Paulo, nós fizemos Osasco inteira sem autorização. Teve algumas broncas, porque um rapaz pintou por engano um muro da Eletropaulo”, disse Santos. Segundo ele, as broncas – problemas com a Justiça Eleitoral – são resolvidas sem maiores problemas. “Quando acontece, é só pintar de branco, tirar uma foto e mandar para o TRE. Depois é só pintar o muro de novo.”

A assessoria de João Paulo afirmou que só permite a pintura “com autorização do dono” e que "se existirem casos fora deste parâmetro as medidas pertinentes serão tomadas, os responsáveis identificados e a falha corrigida". Por meio de nota, a campanha de Pitta afirmou que “não conhece” Irisvaldo Fernandes Santos, e não o autoriza a pintar muros com a marca do candidato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;