Economia Titulo
Em São Caetano, feira dá espaço a artesanato
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
27/10/2006 | 22:30
Compartilhar notícia


Quem estiver procurando um espelho para a sala de estar, um porta-chaves para o hall ou uma boneca de barro para colocar em lugar de destaque da casa tem grandes chances de encontrar o que procura na Feira do Artesanato de São Caetano.

Realizada na Expo ABC – um pavilhão de exposições da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) sancaetanense –, a feira abre espaço para 100 artistas da região e de todo o Estado de São Paulo. Os artistas aproveitam a oportunidade: expõem e também vendem suas peças. <EM>O evento começou na quinta-feira e nem mesmo o fato de as portas terem sido abertas no meio da tarde de um dia de semana desanimou os clientes. “Já no primeiro dia foi bem legal. Os visitantes encheram o espaço logo no começo do evento”, conta o gerente da Expo ABC, Edson Pavan. “Geralmente no início, os expositores ainda estão montando os estandes, arrumando tudo. Mas o evento começou às 14h e às 13h30 já tinha fila de gente para entrar.”

De acordo com a organização do evento, não se trata de uma iniciativa que se limita a angariar verbas para a Apae. “Queremos acabar com a idéia de que a Apae é uma entidade que só pede. Pretendemos mostrar que, com essas iniciativas, podemos criar um ambiente de negócios”, explica Pavan.

Ele também aproveita para lembrar que no final de novembro outra feira – a de Natal – vai ocupar o mesmo espaço na alameda São Caetano. “Também vai ser bastante interessante e criará várias oportunidades”, garante o gerente da Expo ABC.

Artistas – Quem está disposto a fazer novos negócios é o artesão de São Bernardo Anselmo Monteiro de Barros. Ele é especialista em idealizar peças como cabides e cinzeiros, montá-las em MDF (um tipo de compensado de madeira) e deixar o acabamento para o cliente. “A pessoa compra e pinta do jeito que quiser”, explica Anselmo.

O artesão já participava de mostras na Capital, mas é a primeira vez que expõe seus produtos em uma grande feira. “Estou arriscando um pouco. Mas o meu objetivo é fazer as pessoas daqui conhecerem o meu trabalho e saberem que eu tenho um ateliê na região”.

De fora – Não só os talentos locais marcam presença no evento. José Bilú, que entalha e faz esculturas em madeira, é de Embu das Artes e participa sempre desse tipo de exposição. “Conforme a gente participa, vai ficando conhecido no país e, de vez em quando, até internacionalmente.

Quem também não está para brincadeira é Ana Júlia Romão Penha, que veio de Sarapuí – perto de Sorocaba e faz esculturas de barro de cupim, uma técnica que ela mesmo inventou. “Comecei como um hobby há uns 8 anos, mas com o tempo fui sendo chamada para eventos e exposições”, conta. Agora ela considera o artesanato uma profissão e vende suas bonecas de barro pintado por até R$ 50. Sinal de que um simples passatempo pode virar negócio sério.

Serviço:

Expo ABC – Pavilhão da Apae

Alameda São Caetano, 2776, em São Caetano

Sábado e domingo, das 9h às 21h

Entrada Franca

Mais informações: 4220-5135 e 4220-3331




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;