Internacional Titulo
Blair concorda que não se está ganhando a guerra no Iraque
Da AFP
06/12/2006 | 13:40
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou nesta quarta-feira que concorda com a avaliação de que os Estados Unidos não estão vencendo a guerra no Iraque, conforme declarou Robert Gates, indicado para o cargo de secretário de Estado americano.

Indagado no Parlamento pelo líder conservador, David Cameron, se compartilhava da opinião de Gates sobre a situação no Iraque, Blair disse que sim.

"Gates disse que não se está ganhando a guerra no Iraque. O senhor compartilha dessa grave avaliação?", perguntou Cameron, durante a sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro.

"É claro. Em julho eu mesmo disse que a situação em Bagdá, com matanças sectárias, era terrível", respondeu Blair, antes de reiterar que os aliados vão "ter êxito na missão". "O que é importante, no entanto, como ele (Gates) disse, é que continuemos e tenhamos êxito na missão que nos foi dada", completou.

Os comentários de Blair coincidiram com a entrega nesta quarta-feira do relatório do Grupo de Estudo sobre o Iraque ao presidente americano, no qual se propõe uma mudança de estratégia em território iraquiano, concentrando-se em toda a região do Oriente Médio.

Desde a invasão de março de 2003 já morreram no Iraque 2.907 militares americanos e 126 britânicos.

Blair - que durante sua estada em Washington se reunirá também com senadores de ambos os partidos - comentou que as forças britânicas se retirarão do Iraque depois da transferência às forças iraquianas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;