Setecidades Titulo
Polícia contém início de rebelião em Santo André
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
31/12/2001 | 17:20
Compartilhar notícia


  Cerca de 300 dos 1.250 presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, localizado na avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, na Vila Palmares, iniciaram às 8h desta segunda uma rebelião controlada rapidamente por agentes penitenciários.

Não houve reivindicação por parte dos detentos. A Tropa de Choque do 3º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo apoiou a operação pente-fino feita pelos agentes nas celas.

Na manhã desta segunda, também a Cadeia Pública de Santo André, instalada na mesma avenida, passou por revista, feita pela Delegacia Seccional.

Foram feitas também revistas nas cadeias de Mauá e Ribeirão Pires, subordinadas à mesma seccional. Nada foi encontrado. Em razão do fim do ano, a segurança nas cadeias e delegacias foi reforçada.

A Tropa de Choque chegou por volta das 9h30 desta segunda e a revista começou às 11h, com a entrada dos agentes penitenciários na carceragem.

Foram aprendidos cinco aparelhos celulares usados pelos presos, 18 facas artesanais e um revólver calibre 38, que irá passar por perícia no IC (Instituto de Criminalística) de Santo André.

Até as 16h, nenhuma munição tinha sido encontrada. Dois buracos também foram descobertos nas celas 8 e 3 da ala C, onde estão reclusos 303 presos. “Eles tinham planejado uma fuga para hoje”, disse um policial que preferiu não se identificar.

Segundo um dos agentes penitenciários que participaram da revista, a presença da Tropa de Choque foi necessária por conta do princípio de rebelião provocado pela entrada dos agentes na carceragem. Eles iriam fazer uma revista surpresa nas celas, mas os presos se revoltaram e ameaçaram os funcionários. “Estávamos em 16 agentes contra mais de 300 presos. Não poderíamos continuar com a situação como estava, por isso chamamos o apoio da Tropa de Choque”, disse.

Cadeia – Investigadores da Dise (Departamento de Investigações Sobre Entorpecentes) e do Departamento de Homicídios da Delegacia Seccional de Santo André participaram de uma revista dentro das celas da Cadeia Pública do município. A ação foi comandada pelo delegado assistente Fernando Schmidt.

Foram encontradas facas artesanais e algumas maricas (cachimbo para consumo de drogas), mas nenhuma droga. Um buraco recém-escavado e grades serradas em celas da ala B foram identificados. “O buraco foi concretado e as grades soldadas hoje mesmo”, disse Schmidt.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;