Setecidades Titulo
Para prefeitos, Celso Daniel é insubstituível
Maurício Klai
Do Diário do Grande ABC
26/01/2002 | 18:11
Compartilhar notícia


Por razões políticas, vingança ou seqüestro os assassinos do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), não mataram apenas um administrador público que chegou ao terceiro mandato com 70% de aprovação popular. Acabaram também com o principal interlocutor regional do partido capaz de projetar o nome da cidade em nível nacional e internacional.

Esse comentário foi unânime entre todos os prefeitos do PT ouvidos pela reportagem do Diário. Eles também tiveram a mesma opinião em outro ponto importante: forjar outro líder com as características de Celso – mais de 30 anos de história com passagens pelo sindicalismo, bancos de universidades e habilidade em administração de políticas públicas – vai levar muito tempo.

Questionados se acreditavam ser capazes de reunir características para assumir o mesmo papel do prefeito, nem Oswaldo Dias (Mauá), Maria Inês Soares, (Ribeirão Pires) ou José de Filippi Jr. (Diadema) afirmaram poder substituí-lo. Todos disseram que será preciso cada prefeito da região dar um pouco mais de si para juntos tentarem suprir a lacuna deixada por Celso. Em viagem de férias fora do Estado, o prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez (PT), não foi localizado.

A primeira reunião do Partido dos Trabalhadores para avaliar o impacto da morte do prefeito na política do Grande ABC já tem data marcada: 23 de março, em São Bernardo, afirmou o coordenador da Macro Região do Grande ABC, vereador por São Caetano Hamilton Lacerda (PT). É na Macro, instância política da legenda, que são afinadas ações para as cinco prefeituras governadas pelo PT, como, por exemplo, programas de inclusão social, universidade pública e ações de segurança conjuntas. Celso Daniel era tido como o principal apoiador e líder nesse processo de gestão.

Acima da média – O chefe de gabinete da prefeitura de Santo André, Gilberto Carvalho, principal articulador político do governo de Celso, comentou: “O prefeito foi um grande gerente, um produtor de novas teorias políticas de administração. Nossa dor, além da perda do amigo, reflete-se na preocupação pelo futuro do país, sobretudo pelas contribuições que ele daria à maneira de fazer política”. E disse ainda: “Como disse o Lula, Celso foi uma produção acima da média.”

Segundo o deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT), de Santo André, “na concepção, no método e na forma como ele conduziu suas ações, Celso é insubstituível”. Na opinião dele, o PT regional terá de ser sábio o suficiente para fazer bom uso das lições deixadas pelo ex-prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;