Economia Titulo
Indice de preços dos supermercados recua 1,35%
Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 12:59
Compartilhar notícia


O Indice de Preços dos Supermercados Apas/Fipe recuou 1,35% em fevereiro, deflaçao provocada pela reduçao dos preços dos alimentos, conforme mostra a pesquisa. Tomando como base idêntico mês do ano passado o índice Apas fecha também negativo 0,33%. Em comparaçao a janeiro a queda é ainda mais acentuada -2,87%. O acumulado do ano recuou fechando -1,81%.

A tendência de queda nos preços teve início em dezembro, ficando negativa 0,11% no mês seguinte. Na opiniao do presidente da Associaçao Paulista de Supermercado (Apas), Omar Assaf, depois da pressao da entressafra sobre a matéria-prima agrícola começa-se a colher os bons frutos da safra atual, desde fevereiro.

Os preços das bebidas, dos artigos de limpeza e dos produtos de higiene e beleza permanecem praticamente estáveis, com ligeira dispersao de preços. A maior variaçao, ressalta, concentra-se nos alimentos in natura, apesar de uma queda média de 0,34%.

A comparaçao entre o comportamento do IPC/Fipe (-0,23) com o IPS/Apas (-1,35%)) demonstra uma taxa mais baixa para o IPS/Apas devido às taxas mais altas dos itens que compoem o primeiro, principalmente, bens duráveis e serviço de utilidade pública.

"É importante ressaltarmos que estamos chegando ao fim da safra agrícola e nao há nenhum motivo para reajuste de preços. O que poderá ocorrer será uma ligeira variaçao, em determinado momento, provocada pela demanda", afirma Assaf.

"Podemos garantir que no final do ano teremos um índice de inflaçao muito parecido e até abaixo do registrado pela Fipe, como vem acontecendo desde os últimos meses", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;