Internacional Titulo
EUA esperam por corpos de marinheiros mortos em atentado
Do Diário do Grande ABC
14/10/2000 | 16:15
Compartilhar notícia


Os primeiros corpos dos 17 marinheiros mortos no atentado de quinta-feira contra o destróier USS Cole em Aden (Iêmen) estao sendo esperados neste sábado nos Estados Unidos, enquanto começa uma investigaçao no porto iemenita sobre as circunstâncias da explosao.

O mais velho tinha 35 anos, os mais jovens, 19. Os 17 marinheiros mortos na explosao do navio de guerra americano eram, em maioria, novos na Armada e acabavam de sair da escola de formaçao. Entre as vítimas, duas jovens de 19 e 22 anos, as primeiras mulheres a morrer em serviço desde que a Marinha permitiu o trabalho delas neste tipo de navio, há seis anos.

Esta juventude aumentava o drama das famílias, principalmente localizadas na costa Leste dos Estados Unidos, e que se reuniram sábado em Norfolk (Virgínia), porto de atracaçao do USS Cole e quartel general da frota atlântica americana.

Uma primeira cerimônia em memória das vítimas foi realizada no final da manha. Os cinco primeiros corpos devem chegaram por das 16h00, hora de Brasília, a Dover (Delaware) vindo da base americana de Ramstein na Alemanha.

A Marinha programou os funerais para quarta-feira, na presença do secretário de Defesa William Cohen e do presidente Bill Clinton, que deverá retornar a tempo do Egito, onde vai participar da reuniao de cúpula de Sharm El-Sheikh.

Sábado, no discurso semanal radiofônico, Bill Clinton dise que "faremos tudo, custe o que custar para encontrar os que mataram nossos marinheiros e fazê-los assumir seus atos".

Em Norfolk, um porto militar onde ficam os navios de guerra, o momento é de recolhimento e apoio. "Está havendo uma incrível mobilizaçao da populaçao local, para reconfortar as famílias", informou Brenda Malone, porta-voz da Marinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;