Setecidades Titulo
Blocos se unem para manter Carnaval em Rio Grande
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
01/03/2003 | 18:25
Compartilhar notícia


Para não deixar morrer a tradição dos desfiles de rua em Rio Grande da Serra, dois blocos da cidade resolveram se juntar para desfilar neste Carnaval. Nesta segunda-feira, a partir das 20h, Imperadores da Serra e União Riogranserrense estarão concentradas para cair na folia. O desfile sairá da praça José Pereira, conhecida como Largo da Independência, descerá a avenida Dom Pedro I, a Ladeira do Samba, e terminará na praça Lídia Pollone, no Centro da cidade. A Prefeitura dará a infra-estrutura necessária para a realização do desfile, com banheiros, interdição das ruas, ambulâncias e pessoal para a segurança.

Sem verba doada pela Prefeitura, mas com garra e amor ao samba, os presidentes das duas agremiações colocarão cerca de 450 foliões na avenida. “Queremos unir o pessoal e não deixar o Carnaval morrer na nossa cidade”, afirmou o presidente de honra do bloco Imperadores da Serra, Cláudio Manoel Melo, 37 anos, o Claudinho. Para o presidente da União Riogranserrense, Antônio Carlos Fontes, 40 anos, o Toninho, a única coisa que o bloco ganha é a satisfação de estar na avenida. “É muito difícil desfilar sem apoio. No ano passado, conseguimos doações de fantasias da escola de samba Vai Vai, de São Paulo. Esse ano só tivemos auxílio da comunidade.”

Com muita criatividade, organização e o apoio do bloco paulistano Camisa 12, que todos os anos doa fantasias para a escola, a Imperadores da Serra reciclou tudo o que ganhou. “Nós temos uma senhora que costura as roupas para nós. Além disso, todo mundo coloca a mão na massa para pintar instrumentos, remendar alegorias, ajudar na harmonia e organizar os ensaios”, disse Claudinho.

O samba-enredo da Imperadores da Serra, composto por Nego da Imperadores, Eduardo e Toninho do Serra Samba, fará uma homenagem ao presidente Lula. “Com o tema De Peão a Chefe da Nação, queremos mostrar um pouco da história de vida de um homem que começou lá embaixo e se transformou em presidente”, afirmou Claudinho. Já o samba-enredo da União Riogranserrense, composto por Eduardo e Tonho do Serra Samba, fala de esperança. “A nossa idéia é mostrar para as pessoas que todos devem ter esperança em tudo, principalmente na nossa cidade”, disse Toninho.

O Carnaval de Rio Grande da Serra leva o tema Carnaval Dez, Fome Zero, e servirá para arrecadar alimentos para o combate à fome. “Cada pessoa que trouxer 1 Kg de alimento não-perecível ganhará um cupom. Ao final da folia, quem tiver mais cupons ganha uma bicicleta. Essa foi a maneira que encontramos para ajudar na campanha”, disse Claudinho. Tudo que for arrecadado será doado ao Fórum Contra a Fome e a Miséria e depois distribuído às famílias carentes da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;