Cultura & Lazer Titulo
Crianças na mira de doenças cardiovasculares
Luan Galani
Ciência Hoje/PR
02/08/2010 | 07:32
Compartilhar notícia


As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo atualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas não apenas os adultos estão sujeitos a esses males. Estudo recente, realizado na Faculdade de Medicina da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), avaliou por ultrassonografia a espessura da parede das artérias carótidas de 93 crianças e pré-adolescentes (de 4 a 14 anos) e apontou fatores de risco para alterações no sistema circulatório, como a aterosclerose.

Essa doença se caracteriza pela redução do diâmetro dos vasos sanguíneos devido à formação de placas de gordura. A obstrução impede que o sangue circule adequadamente em várias partes do organismo, podendo causar infarto e acidente vascular cerebral, entre outros distúrbios.

A médica Ana Maria Verçoza, responsável pelo estudo, relata que 25% dos indivíduos pesquisados eram obesos e 19% apresentavam sobrepeso. As taxas de triglicerídeos dessas crianças estavam mais altas e se mostraram associadas diretamente ao estreitamento das carótidas - sinal de possíveis problemas cardiovasculares no futuro, principalmente se somados a tabagismo e sedentarismo.

"Esses problemas podem ser evitados se forem detectados mais cedo", diz Verçosa. "Por isso, é importante que os pais e pediatras estejam atentos à questão". destaca a pesquisadora.

Ela recomenda que o pediatra pese a criança, verifique a pressão arterial e investigue o perfil lipídico rotineiramente. Aos pais, sugere que observem a alimentação dos filhos, que cada vez mais consomem alimentos industrializados e com excesso de sal.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;