Política Titulo
Primeiras-damas fazem política ao lado dos maridos
Mônica Serrano
Especial para o Diário
12/08/2000 | 21:10
Compartilhar notícia


Aquela máxima de que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher é rechaçada pela maioria das primeiras-damas da regiao. Ao contrário de antigamente, as mulheres dos prefeitos e candidatos à reeleiçao preferem caminhar ao lado de seus companheiros.

Laerte Soares, mulher do prefeito e candidato à reeleiçao de Sao Bernardo, Maurício Soares, sempre que possível participa das atividades de campanha. "Ele pode contar comigo", disse. Ela promove reunioes com as mulheres para conscientizá-las sobre a importância da participaçao feminina na política. "Proponho que a mulher nao fique entre quatro paredes. A mulher tem muito jogo de cintura e tem de participar da política", ensina. Hoje, aos 59 anos, dirige a Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) e preside o Fundo Social de Solidariedade. Durante 30 anos trabalhou como voluntária em entidades filantrópicas e em organizaçoes nao-governamentais.

Militante política do PT desde sua fundaçao (1980), a vereadora e primeira-dama de Diadema, Eliete Menezes, mulher do prefeito e candidato à reeleiçao Gilson Menezes, sempre teve uma atuaçao muito ativa na política. Casados há 29 anos, têm uma família de quatro filhos e dois netos. E como a política está no sangue, Eliete conta que o neto, de 8 anos, pede as canetas de brinde para dar aos amiguinhos.

A ideologia do PT também despertou interesse de Selma Dias, primeira-dama de Mauá, casada com o prefeito Oswaldo Dias, que sempre atuou ao lado do marido na militância. Segundo Selma, a uniao da família sustenta o casamento de 26 anos. Família unida permanece unida, mesmo em tempos de campanha. "Agora, que dificilmente temos um almoço em família, levamos os filhos nas atividades."

Ao lado do marido nos comícios de Rio Grande da Serra, a mulher do prefeito Ramon Velasquez (PT), Adriana Mendes Mitterstein, sempre o acompanha nas atividades políticas. "Converso muito com o povo", disse Adriana. "O Ramon trabalha demais, mas quando está em casa é muito participativo e me ouve muito", completou.

Com uma mulher no comando da cidade, Ribeirao Pires tem uma situaçao diferente da dos demais municípios. Gilmar Freire, marido da prefeita Maria Inês, é quem acompanha os passos da mulher, candidata à reeleiçao pelo PT. Na sua rotina diária é comum sair do trabalho e ir direto ao comitê da campanha.

Quando os filhos eram pequenos, Gilmar estranhava a situaçao ao assumir o controle da casa enquanto Maria Inês estava envolvida com a política. "Muitas vezes tinha de segurar o rojao com as crianças e, como venho e família humilde, achava meio estranho", confessou Gilmar. Com o casamento de 27 anos, ele aprendeu a encarar as atividades políticas da mulher com naturalidade. "Ela sempre foi muito independente, e cresci muito com ela", comentou.

Segundo Gilmar, a uniao de tantos anos foi mantida à base de respeito mútuo. "A nossa relaçao fica cada vez melhor."

Atualmente Gilmar trabalha na Gerência de Saúde do Servidor da Prefeitura de Santo André. Ele conta que nas horas de folga Maria Inês, que tem origem italiana, prepara uma bela massa para o almoço de domingo. Na culinária, ele prefere dedicar-se aos pratos feitos à base de peixe. Por conta da campanha política nao tem sobrado muito tempo para o lazer. Alguns programas, como exposiçoes, teatro, cinema foram substituídos. "A opçao é pegar uma fita de vídeo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;