Setecidades Titulo Assistência Social
Após receber auxílio, família de Ana Paula volta a sonhar com dias melhores

Moradora do Núcleo Fazendinha foi incluída no Bolsa Família após três meses de espera

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Esperança de retomada de vida. Essa é a expectativa da auxiliar de limpeza desempregada Ana Paula dos Santos, 34 anos. Depois de três meses de espera, a moradora do núcleo Fazendinha, no Parque Miami, em Santo André, finalmente começou a fazer parte dos 65,8 mil beneficiários do programa Bolsa Família no Grande ABC e passou a receber o valor do governo federal no dia 24 de junho.

Apesar de parecer pequena, a quantia de R$ 252 mensais traz novos ares ao barraco de dois cômodos que Ana Paula divide com seis filhos, com idade entre 7 e 14 anos. “Deu uma aliviada. Agora tenho mais tranquilidade para continuar a procurar trabalho e cuidar das crianças”, destaca a auxiliar de limpeza. Sem emprego fixo, a única fonte de renda da família eram os R$ 100 provenientes de pensão alimentícia paga por um dos pais de seus filhos. No mais, eles dependiam de doações de alimentos e roupas.

A primeira retirada foi suficiente para comprar um botijão de gás, fazer uma pequena despesa com alimentos básicos, como arroz, feijão, leite, ovos e frango. Conforme prometido, a mãe reservou uma quantia para um pequeno, mas merecido, luxo: levar os filhos para comer pizza. “Eles me cobraram e precisei pagar a promessa”, garante Ana Paula.

Após vencer o que considera uma primeira batalha, a auxiliar de limpeza já iniciou nova empreitada. Ana Paula busca auxílio jurídico gratuito para fazer com que o pai dos outros filhos também pague pensão alimentícia. “Está complicado porque não tenho o endereço dele, Mas acredito que vamos conseguir.”

Embora a família se encaixe no perfil do programa federal, ela ainda não havia sido localizada e cadastrada para receber o auxílio, conforme o Diário contou na edição do dia 19 de março. Na mesma data, a situação foi levada à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, em visita ao Grande ABC. Ela, por sua vez, argumentou que a burocracia é um dos empecilhos para famílias em situação de pobreza e que desejam receber o Bolsa Família, já que o tempo de espera pelo recurso é de, em média, quatro meses. O Diário vinha acompanhando, desde então, a saga de Ana Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;