Economia Titulo
Metalúrgicos de Campinas iniciam greve
Do Diário do Grande ABC
08/11/1999 | 16:05
Compartilhar notícia


Metalúrgicos de três grandes grandes empresas da regiao de Campinas entraram nesta segunda-feira em greve por tempo indeterminado. O movimento atingiu a fábrica de aços especiais Villares, em Sumaré, a Filtros Mann, que produz autopeças, em Indaiatuba, e a Gevisa, fabricante de vagoes ferroviários, em Campinas. O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Regiao pretende ampliar o movimento a partir desta terça-feira (09), realizando assembléias isoladas com trabalhadores de outras indústrias.

A categoria reivindica reajuste salarial de 10%, reduçao da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, aumento real de 10% e piso salarial de R$ 870,00. "Também exigimos o gatilho salarial toda vez que a inflaçao atingir 3%", disse o presidente do Sindicato, Gerardo de Mello. A entidade representa cerca de 40 mil trabalhadores de nove municípios da regiao.

De acordo com o Sindicato, a adesao foi de 100% nas três empresas escolhidas para iniciar o movimento. A estratégia da entidade é realizar assembléias diárias nas portas das empresas para decidir por quanto tempo o movimento será mantido. A partir desta terça-feira (09), os organizadores pretendem seguir para outras cidades da regiao a fim de ampliar a greve. "O objetivo é parar várias empresas durante a semana", disse Mello.

As empresas atingidas nao quiseram comentar a paralisaçao. Logo pela manha, dirigentes sindicais se deslocaram para as portas das fábricas para convencer os trabalhadores a participar da paralisaçao. A Polícia Militar acompanhou a movimentaçao, mas nenhum incidente foi registrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;