Setecidades Titulo
Santo André planeja Vila até 2010
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
15/05/2002 | 21:22
Compartilhar notícia


Transformar a Vila de Paranapiacaba em pólo turístico, com a exploração de suas belezas naturais e do patrimônio histórico, sem esquecer os cuidados com a preservação. A Prefeitura de Santo André dá mais um passo nesta direção nesta quinta, com o lançamento do Plano Patrimônio – um programa de desenvolvimento de negócios turísticos que se estende até 2010.

O plano, que foi elaborado pela empresa Marketing Systems, prevê uma série de medidas emergenciais que serão implementadas até 2005 e ações a longo prazo para entrarem em vigor até 2010. “O objetivo é atrair investidores, grandes e pequenos, para oferecer uma infra-estrutura adequada ao turista”, disse a diretora do Departamento de Paranapiacaba, Sílvia Regina Costa.

Hoje, não existem opções para quem quer pernoitar em Paranapiacaba. Durante o Festival de Inverno, que acontece em julho, os turistas poderão se hospedar em casas da Vila, no sistema bed and breakfast (cama e café da manhã). “Já temos 13 moradores interessados em oferecer hospedagem. Vamos dar todas as orientações para que o serviço seja adequado, desde a roupa de cama até o preço que deverá ser cobrado”, disse Sílvia.

Quem for ao festival também terá uma outra alternativa de hospedagem, o camping experimental, na parte alta da Vila. O camping será construído pelos alunos do Programa de Jovens e será administrado pelos pais dos estudantes. “A idéia é que a comunidade participe das atividades turísticas e lucre com elas”, informou Sílvia.

Para a capacitação dos moradores, já foram fechadas parcerias com o Sebrae (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), o Centro Tecnológico Paula Souza (que coordena as escolas técnicas e Fatecs do Estado), a Escola Cidade, que dá cursos profissionalizantes, e a Secretaria de Educação de Santo André.

Uma das grandes atrações potenciais da Vila é o ecoturismo, com as trilhas que cortam a Mata Atlântica. Até o fim do ano, três delas serão recuperadas pela Subprefeitura – as trilhas da Pontinha, Água Fria e Mirante (esta deve estar pronta em julho), com sinalização e apoio de guias especializados.

Hoje, a Subprefeitura tem 24 monitores cadastrados, todos residentes na Vila, para o trabalho de guias turísticos e do patrimônio histórico. No próximo ano, moradores de outras partes de Santo André poderão fazer cursos e se tornar guias em Paranapiacaba. A partir do ano que vem, a Subprefeitura pretende cobrar ingressos de quem quiser visitar as trilhas.

O lançamento do Plano Patrimônio será feito nesta quinta, no Sesc Santo André (rua Tamarutaca, 302), a partir das 18h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;