Cultura & Lazer Titulo
Filme argentino ganha Grande Prêmio de festival latino na França
Do Diário OnLine
Com AFP
01/10/2005 | 16:25
Compartilhar notícia


O filme argentino "Tatuado", dirigido por Eduardo Pardo, ganhou neste sábado o Grande Prêmio da 14ª edição do Festival de Cinema Latino-americano de Biarritz. O troféu do festival é uma escultura em bronze da artista Isabelle Esnult, que simboliza o encontro das culturas basca e latino-americana.

"Tatuado", segundo longa-metragem de Pardo, que estreará em salas de cinema argentinas no princípio de novembro, é protagonizado pelo jovem Nahuel Pérez Biscayart e pelo veterano ator de teatro Luis Ziembrowsky.

O filme conta a história de um adolescente que busca respostas sobre o abandono de sua mãe, que antes de desaparecer lhe fez uma tatuagem no braço. A incessante procura do rapaz o leva a um encontro verdadeiro com seu pai - um homem distante em sua vida e de quem pouco sabia durante este longo período. "É uma viagem interior e exterior. A busca de Paco é universal, pois é a necessidade de definir a própria identidade, mas também uma procura egoísta e estritamente pessoal", disse o diretor.

O longa foi exibido em vários festivais internacionais nos últimos meses e ganhou o prêmio de melhor direção em Montreal, no Canadá. "Era o filme que sempre sonhei em fazer. Ninguém me impôs nada e estou muito feliz com o resultado", declarou Raspo, que rodou o seu primeiro longa-metragem, "Geisha", em 1996, e desde então trabalhou em um canal de televisão.

O prêmio de melhor atriz do festival foi para Roxana Blanco, por "Alma mater", de Alvaro Buela (Uruguai). O melhor ator foi para Julio Jung, por "Cachimba", de Silvio Caiozzi (Chile).

Já o prêmio do Júri foi para o mexicano "Noticias lejanas", de Ricardo Benet, e o Grande Prêmio do Público ficou com "Maroa", de Solveig Hoogesteijn (Venezuela-Espanha)

Brasil- O Brasil também teve destaque no festival de cinema de Biarritz. Chico Buarque ganhou na sexta-feira o prêmio literário Dois Oceanos da 14ª edição do festival pelo livro "Budapeste".

Consagrado essencialmente ao cinema latino-americano, este evento também reserva um espaço à literatura com um concurso para o qual foram selecionadas 11 obras de El Salvador, Argentina, Chile, México e Brasil.

O prêmio Dois Oceanos premia o melhor romance latino-americano traduzido para o francês. "Budapeste", publicado na França pela editoria Gallimard em 2003, um ano depois do lançamento em português, é o terceiro romance de Buarque.

O escritor, convidado pelos organizadores, não pôde comparecer a Biarritz. Entre os autores selecionados estavam o argentino Leopoldo Brizuela, o mexicano Guillermo Arriaga e o salvadorenho Horacio Castellanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;