Esportes Titulo
Brasil é o único campeão mundial que não venceu em casa
Do Diário OnLine
30/10/2007 | 15:25
Compartilhar notícia


Com escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, nesta terça-feira, em Zurique, na Suíça, a Seleção  Brasileira terá mais uma chance de conquistar um Mundial em casa. Apesar dos cinco títulos (1958, 62, 70, 94 e 2002), o time do tupiniquim é o único campeão que ainda não ganhou diante de sua torcida.

Em 1950, mesmo com o melhor time, a Seleção perdeu por 2 a 1 para o Uruguai , com um Maracanã lotado com mais de 200 mil pessoas. Vale pena lembrar que naquela época não era uma final como nos dias de hoje, e o Brasil precisava apenas de um empate para conquistar o título.

Todas as outras seleções campeãs ganharam títulos jogando diante da sua torcida. A própria Celeste já havia levado o troféu na primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai. Na competição seguinte, em 1934, os anfitriões italianos ficaram com o caneco.

Após mais de 30 anos, a seleção da casa venceu. A Inglaterra ficou com a taça depois de uma final conturbada contra a Alemanha Ocidental, que reclama de um gol invalidado até hoje. Seria o único título dos ingleses.

Os alemães foram recompensados em 1974, quando venceram o tão temido carrossel holandês, que eliminara o Brasil na semifinal, em casa. Na Copa seguinte, a Argentina venceu seu  primeiro título mundial ao vencer a Holanda, que não era mais a mesma equipe de quatro anos atrás.

Foram mais 20 anos, para os donos da casa conseguirem conquistar um campeonato. E foi de maneira que nenhum brasileiro gosta de lembrar. Em 1998, a França goleou o Brasil por 3 a 0 para delírio dos torcedores franceses, que comemoram o primeiro título.

Suíça, Suécia, Chile, México, Espanha, Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul são outros países que já foram sedes de Copa do Mundo, mas nunca ganharam. Os suecos passaram mais perto do troféu, ao chegarem na final em 1958, mas alguns desconhecidos como Pelé e Garrincha não deixaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;