Esportes Titulo
Copa SP: Tigrinho
bate Funorte-MG
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
06/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A suada vitória de 1 a 0 sobre o Funorte-MG, ontem à tarde, no Baetão, comprovou que o São Bernardo pode assegurar uma das vagas como anfitrião da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No outro confronto do Grupo F, o Paulista de Jundiaí se impôs aos gaúchos do Juventude também pela contagem mínima. Portanto, surgiram os dois favoritos da chave de um rápido torneio que, em tese, não admite tropeços logo na tensa largada.

O gol decisivo do Tigre surgiu do escanteio bem cobrado pelo meia Alex, aos 34 minutos do primeiro tempo, na cabeça do centroavante Soares que, implacável na pequena área, desviou em cima do goleiro Lenílton para definir o placar apertado.

Teria sido mais fácil se os garotos da casa insistissem um pouco mais nas finalizações. Além disso, o irreverente Judson iria desperdiçar a chance de ampliar na segunda fase, aos 33, ao mandar pelo alto a cobrança do pênalti cometido pelo goleiro em Luiz Bahia. Apesar disso, Judson, tipo Edílson Capetinha, já havia arrancado aplausos de quem o viu deitar e rolar no estádio.

O técnico Nívio Caetano tentou aumentar a força ofensiva do time ao tirar os dois atacantes - Caio e Soares - para investir nas inversões de mais dois franco-atiradores, Luiz Bahia e Jonathas, que deram trabalho aos esforçados visitantes.

NO ATAQUE

Desde o início, os donos da casa procuravam interpretar fielmente as notas do soneto que Nívio Caetano invariavelmente utiliza no Tigrinho. Como sugeria o figurino da ousadia, os laterais Kaíque e Paulo César saíam na velocidade.

Já os mineiros insistiam nos contragolpes, mas nunca puderam superar a barreira montada pela dupla Igor e Jefão. Ambos podiam confiar na retaguarda do volante Vidal. Clailton, Alex e Judson se encarregaram de comandar a rotatividade.

Caio e Soares revezavam-se como pivôs, a tarefa mais complicada para quem precisa matar ou morrer de costas para os beques. Lucas Costa, Luiz Bahia e Jonathas entraram como bons coadjuvantes. É verdade que faltou algo mais nos arremates. No entanto, sobrou superação. É o que vale no futebol.

 

Nívio destaca empenho dos garotos

Nem o sofrido 1 a 0 diante do Funorte-MG abalou a confiança de Nívio Caetano quanto às chances de o São Bernardo avançar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na opinião do técnico do Tigrinho, os meninos da casa conseguiram o mais importante na abertura de um torneio que pesa demais nos pés de quem é obrigado a carregar tanta responsabilidade logo na estreia.

 "Não posso reclamar. Eles mostraram a determinação que sempre cobro de todos", destacou o comandante, ao analisar o desempenho de cada um dos garotos no round inicial dos melhores times da categoria no futebol brasileiro.

Ele não mediu elogios à atuação do Tigrinho, mas isso não serviu de pretexto para que ignorasse alguns desacertos, principalmente nas finalizações. "Acho que não tivemos o aproveitamento ideal para quem ditava o ritmo. Antes de mais nada, quero reconhecer a boa postura de nosso adversário, que exigiu demais da gente. É um detalhe que não podemos esquecer na hora de analisar o que aconteceu. Acredito que talvez pudéssemos marcar dois ou três gols, mas não vamos tirar os méritos do outro lado", exemplificou o treinador, ao citar a intensa vigilância do Funorte.

Nívio acredita que o Tigrinho deu grande passo para alcançar a classificação, mas pede redobrada cautela diante do Juventude-RS, domingo, às 14h, no Baetão. O alerta, segundo ele, é que o rival caiu na estreia.

 

Scarpino pode mostrar a cara do renovado time do Paulistão

O primeiro coletivo do São Bernardo, previsto para hoje, no Centro de Treinamento Oscar Inn, em Águas de Lindóia, pode mostrar a cara dos profissionais para o Paulistão. O técnico Ruy Scarpino mantém suspense quanto aos titulares. No entanto, os mais recentes trabalhos expõem algumas evidências que talvez sejam confirmadas no jogo-treino de amanhã diante de um sparring regional, provavelmente o São Bento de Sorocaba. O adversário ainda não estava definido até ontem.

Inicialmente, é provável que Scarpino escale o goleiro Marcelo Pitol, mas Wilson Júnior permanece na briga pela camisa um. Nas laterais, Regis (Henrique) e Kauê (Reinaldo). Na zaga, Amarildo e Melika. Dirceu lidera o meio-campo; Lucas, Gusto e Júnior Xuxa completam o setor. Na frente, Bombinha e Danielzinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;