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Grife francesa se prepara para mostrar revoluçao
Do Diário do Grande ABC
06/10/2000 | 11:44
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Depois de passar 20 anos sem apresentar um desfile, a grife francesa Cacharel se prepara para mostrar a revoluçao que viveu nas maos da dupla anglo-brasileira Clements e Ribeiro na temporada de lançamentos primavera-verao 2001, que começa no próximo sábado, em Paris.

O próprio presidente da Cacharel, Jean Bousquet, reconhece que as coisas nao andavam muito bem nos últimos tempos. Quase 40 anos depois da apariçao das blusas ``enrugadas' e das ``liberty' que consagraram a marca mundialmente, o setor de moda da Cacharel estava em decadência.

Afetada pelo estilo ultrapassado e pela crise têxtil, a faturaçao do setor de moda da Chacharel passou de 600 milhoes de francos nos anos 80, para somente 280 milhoes em 1999. No total, a firma faturava 1,6 bilhoes de francos com perfumes, trajes de banho, tecidos etc.

Jean Bousquet decidiu voltar a se ocupar pessoalmente da marca que lançou em 1962. Seu objetivo é convertê-la em uma das firmas líderes do mercado com uma idéia simples. Na sua opiniao, é necessário distribuir suas roupas em lojas de luxo internacionais como a Gap, a Zara, H&M, para reinventar um pret-à-porter criativo com preços acessíveis.

``Precisamos recuperar nossa identidade e o frescor do começo', disse Bousquet. Aos 68 anos, ele se entusiasma com a idéia de ``começar algo novo'.

Para ele, a casa viveu uma revoluçao cultural completa em todos os níveis. Na direçao artística, a responsabilidade pelas mudanças foi da dupla formada pela inglesa Suzanne Clements e pelo brasileiro Ignacio Ribeiro.

Os dois estilistas, cujas criaçoes foram adotadas por Madonna, Cameron Diaz e Brad Pitt, se conhecer nos famosos cursos da célebre Saint-Martin's School of Art.

Ignacio se mostra encantado de ter sido eleito por fazer renascer uma grande marca francesa. ``Sempre sonhamos em fazer um desfile em Paris', confessa o estilista brasileiro, feliz de fazer um verdadeiro trabalho criador para um produto acessível.

Nas maos de Clements-Ribeiro, o estilo da casa Cacharel sofre um verdadeiro rejuvenescimento. O ``liberty' nao saiu da linha, mas os materiais sao novos.

``Trata-se de um retorno conceitual ao espírito Cacharel', afirmou Ignacio Ribeiro. A coleçao quer ser ousada e traz combinaçoes inesperadas, como a ``gueixa-cowboy'.

Mesmo assim a grife encarregou uma equipe de criadores do desenvolvimento dos acessórios (sapatos, bolsas, echarpes etc).




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