Setecidades Titulo
Crianças ficam 24 horas presas em casa
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
01/05/2003 | 20:35
Compartilhar notícia


Cinco crianças, entre elas, uma de quatro meses, foram encontradas trancadas em uma pequena casa no Jardim Oratório, em Mauá, por volta das 10h desta quinta. Segundo vizinhos, as crianças choravam muito e estavam sozinhas havia cerca de 24 horas, sem comida e água. Os moradores tiveram de arrombar a porta da residência – um imóvel de apenas um cômodo com 4 m² e um banheiro – para libertá-las.

As cinco crianças moravam com as mães, que são amigas. E.A.S., 17 anos, é mãe de duas meninas – de 4 meses e 3 anos – e de um menino de 1 ano. Já E.D.S., 25 anos, tem uma menina de 7 anos e um menino de 6. As duas haviam saído de casa por volta das 10h desta quarta e só apareceram por volta das 14h, no 1º Distrito Policial de Mauá, onde foi registrado o caso. “Não fui para a gandaia, como dizem os vizinhos”, explicou E.A.S.. À polícia, elas disseram que tinham compromissos e não puderam levar as crianças.

Quinta, a auxiliar de enfermagem Jocelina Fonseca Costa, 48 anos, também coordenadora da Associação de Moradores do Jardim Oratório, acordou com um grupo de vizinhos revoltados com a situação.

Ela saiu de casa e foi até o imóvel onde estavam as crianças abandonadas. “Elas estavam chorando muito, sem comida, água e ficaram horas presas na casa, com falta de higiene”, explicou Jocelina. Ela verificou as carteiras de vacinação das crianças e percebeu que todas estavam com doses em atraso.

Os vizinhos disseram que era comum as duas mães abandonarem dos filhos na residência. “Na semana passada, também fui notificada de que ela (E.A.S.) havia deixado as crianças da mesma forma. Conversei com a jovem e disse que iria denunciá-la se nenhuma providência fosse tomada para preservar as crianças”, disse Jocelina. O Conselho Tutelar de Mauá foi acionado pelo delegado plantonista. Agora, as mães terão de levar as crianças até o Conselho Tutelar na próxima semana, de onde o caso deve seguir para a Vara da Infância e da Juventude. As crianças voltaram para a casa com as mães.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;