Esportes Titulo
Guarani vence a Ponte e conquista a vaga
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
23/02/2003 | 19:35
Compartilhar notícia


O Guarani 'fez a lição de casa' e garantiu vaga na segunda fase do Campeonato Paulista de 2003. O Bugre derrotou a arqui-rival Ponte Preta por 3 a 1 na manhã deste domingo, no estádio Moisés Lucarelli (Campinas), e conquistou o segundo lugar do Grupo 3, com 12 pontos. Nas quartas-de-final, o Guarani enfrenta a Portuguesa Santista (líder do Grupo 2), em Santos, na próxima quarta-feira. A Macaca se preocupa agora em não cair para a segunda divisão.

A tradicional rivalidade envolvendo o 'derby' campineiro ganhou contornos especiais neste 175º confronto, realizado na última rodada da primeira fase do Paulistão. Já desclassificada (4 pontos), a Ponte recebeu o Guarani no Majestoso com a esperança e levar consigo para o buraco o arqui-rival, que dependia da vitória para se classificar sem depender de outros resultados. Mas o time do técnico Giba sobrou desde o início e dominou a equipe de Abel Braga.

A sorte sorriu para o Guarani bem cedo. Na primeira descida ao ataque, com 44 segundos de jogo, Marquinhos cruzou na área e o jovem zagueiro Izaías (19 anos) empurrou para o próprio gol na tentativa de afastar o perigo. Estático, o arqueiro Alexandre Negri só assistiu à bola morrer no ângulo esquerdo.

A Ponte tentou partir para cima do Guarani depois da desvantagem e encontrou dificuldades para furar a defesa adversária. Mas o empate chegou aos 27 minutos. Adrianinho recebeu cruzamento na lateral esquerda da grande área e rolou a bola para Sérgio Alves, que se antecipou ao goleiro Jean e desviou para o fundo das redes bugrinas.

Para o segundo tempo, o técnico Giba sacou Rodrigão e colocou Vágner no ataque do Bugre, dando mais velocidade para os contragolpes. A mexida fez efeito e o Guarani teve a oportunidade de desempatar aos 12 minutos, quando Izaías derrubou Lúcio dentro da área numa jogada desnecessária. Marquinhos encheu o pé na cobrança do pênalti e acertou o travessão de Alexandre Negri.

A defesa da Ponte deu outro vacilo e o Guarani não desperdiçou a chance. Aos 23, o zagueiro Marinho tentou recuar uma bola para Alexandre Negri e presenteou Vágner, que agradeceu e finalizou para fazer 2 a 1. Praticamente morta em campo, a Ponte tentou o empate na base do abafa e parou nas boas defesas do goleiro Jean. Lucas, que substituiu Sérgio Alves, teve duas boas chances para igualar o placar.

Vágner definiu de vez a partida aos 42, ao puxar um contra-ataque rápido e deixar Esquerdinha livre no campo de defesa da Ponte. O meia avançou sozinho e tocou com categoria na saída de Alexandre Negri, fazendo 3 a 1 para o Bugre.

Enquanto o Guarani enfrenta a revelação Portuguesa Santista, no mata-mata, a Ponte disputará o 'rebolo' com as 12 piores equipes do campeonato. O torneio serve para saber quem será rebaixado à segunda divisão em 2004. O último colocado na repescagem cai automaticamente. O penúltimo jogará duas partidas (ida e volta) contra o vice-campeão da Série A-2 para saber quem ficará na segundona e quem permanece na elite do futebol paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;