Cultura & Lazer Titulo
Mauá recebe o espetáculo 'Samwaad'
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
06/07/2005 | 08:35
Compartilhar notícia


Ivaldo Bertazzo não se limitará à mera colheita de aplausos no Teatro Municipal de Mauá na próxima sexta-feira (dia 8), quando lá apresenta o espetáculo Samwaad - Rua do Encontro - com ingressos à venda a partir de quarta-feira nas bilheterias. O coreógrafo e diretor protagonizará uma agenda na cidade que reflete bem seu conceito de cultura: não basta exibir o produto artístico final, há de compreender e irradiar-se toda sua estrutura e seus múltiplos referenciais para infiltrá-los no ato de educar. E Bertazzo assume pessoalmente a missão de divulgar esse seu ponto de vista, tendo como filtro o movimento do corpo.

Às 21h da sexta, o coreógrafo comanda a apresentação para o público de Samwaad, um espetáculo musical que agrega referências rítmicas e coreográficas distintas e distantes, do samba e do chorinho à música ritual do hinduísmo. Uma extensa rua, principal dado cenográfico da montagem, atua como funil no qual se fundem essas linguagens separadas por oceanos e continentes, por séculos e pela biodiversidade cultural.

No palco, a composição de elenco espelha essa pluralidade. Lado a lado, a cantora e dançarina indiana Sawani Mudgal, sete percussionistas e mais 41 bailarinos de 11 a 18 anos selecionados junto a sete Ongs (organizações não-governamentais) que atuam na periferia paulistana.

Mas antes de chegar às vias de fato no palco do Municipal, Bertazzo deve se reunir na manhã de sexta-feira com 50 professores da rede municipal de ensino e gente ligada à dança em Mauá, para detalhar os mecanismos e as possibilidades de seu modo de trabalhar. Seu método, que tem como alicerce a "psicomotricidade humana", prevê a reeducação do movimento, entender forma (o corpo) e manifestação (a coreografia) como coisa única, recíproca. À tarde, antes da exibição noturna ao público, Bertazzo e sua trupe apresentam Samwaad a alunos convidados da Escola Municipal Cora Coralina. O espetáculo, bem como as outras atividades capitaneadas pelo coreógrafo na cidade, são resultado de parceria entre a Prefeitura de Mauá e o Sesc São Caetano.

Samwaad - Rua do Encontro - Espetáculo de dança, idealizado e dirigido por Ivaldo Bertazzo. Sexta-feira (8), às 21h, no Teatro Municipal de Mauá - r. Gabriel Marquês, s/ nº. Tel.: 4555-0086. Ingr.: de R$ 4 a R$ 10 (à venda nas bilheterias do teatro, das 11h às 19h).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;