Setecidades Titulo
Novo Centro pede mudanças viárias em Sao Bernardo
Adriana Cardoso
Da Redaçao
12/06/1999 | 16:30
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Sao Bernardo vai modificar todo o sistema viário da regiao central da cidade para melhorar as condiçoes de acesso ao chamado novo Centro, que já vem sendo implementado nas proximidades da avenida Kennedy, e que custou aos cofres públicos, até o momento, cerca de R$ 7 milhoes, a maior parte usado na construçao do Ginásio Poliesportivo. O projeto da Secretaria Municipal de Obras visa também desafogar os constantes congestionamentos registrados nos horários de pico no atual Centro.

"Pretendemos tornar a avenida Kennedy o cartao de visitas da cidade", disse sexta-feira o prefeito Maurício Soares, durante a divulgaçao do projeto. Pela Kennedy será feito um novo acesso à avenida Lauro Gomes, do trecho que vai do Golden Shopping até o Carrefour. A medida, segundo o secretário municipal de Obras, Luiz Roberto Beber, diminui o tráfego atualmente registrado nas proximidades da avenida Lucas Nogueira Garcez, ao lado do Paço Municipal.

Outra importante mudança será o alargamento da avenida Pereira Barreto - que liga o município a Santo André -, considerada um dos pontos mais complexos do trânsito na regiao central. Para isso, a Prefeitura vai utilizar um trecho da fábrica Fiaçao Tognato, nas proximidades do Shopping Metrópole.

A Prefeitura pretende aliviar o trânsito na Pereira Barreto fazendo um novo acesso da via Anchieta para o Centro pela da rua Kara, próxima à Cidade da Criança. "Faremos uma passagem no terreno da Tognato, transpondo o Córrego dos Meninos, que será uma possibilidade de acesso ao bairro Baeta Neves e a Santo André, sem que haja necessidade de usar a avenida Senador Vergueiro", explicou o prefeito. "Todas essas medidas diminuirao em até 64% o tráfego de veículos que atualmente é registrado no Km 18 da via Anchieta, próximo à Lucas Nogueira Garcez", afirmou Beber.

Adequaçao - Além de valorizar o novo Centro, a Prefeitura pretende adequar o trânsito local à frota de veículos. De acordo com o prefeito, o número de veículos cresceu em, aproximadamente, 100 mil nos últimos dois anos.

"Tivemos um acréscimo de 30% na frota, e o nosso sistema viário teve pouquíssimas adaptaçoes para suportar essa demanda", argumentou Maurício. No que se refere às benfeitorias no acesso ao novo Centro, a administraçao já deu o pontapé inicial. A Secretaria de Obras abriu 210 m da avenida Sao Paulo, que começa no bairro Jordanópolis do outro lado da via Anchieta.

A ampliaçao foi realizada para melhorar o acesso ao Ginásio Poliesportivo, inaugurado no Parque Anchieta, no mês passado. Para o local, também já foram transferidos o Fórum da cidade, as secretarias de Esportes e de Finanças.

No futuro, a sede administrativa também deverá ser levada para o local. Mas o prefeito afirmou que isso nao deve acontecer até o fim de seu mandato, no próximo ano. "O projeto visa o aproveitamento organizado de todas as áreas públicas disponíveis no local", disse

Antigo - O prédio que abriga a sede administrativa de Sao Bernardo, há cerca de 30 anos, foi considerado "deteriorado" pelo prefeito. Porém, Maurício garantiu que a construçao nao será implodida. "Em 1968, a Prefeitura mudou-se para cá. Esse é considerado um edifício burro, porque nao comporta mais a tecnologia que se exige atualmente", frisou.

O local, para o prefeito, poderá ser aproveitado por algumas unidades administrativas que, por exemplo, nao dependem da informática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;