Setecidades Titulo
Sto.André terá sua própria água de reuso
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


Santo André é a única cidade da região a caminho de ter uma estação própria de tratamento de reúso de água no braço do Rio Grande da Represa Billings.

Sem prazo certo para início das obras do local, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estima que a estação em pleno funcionamento produzirá 90 mil m³ de água. Hoje, a cidade compra mensalmente 780 m³ da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com o custo de R$ 380.

A água comprada hoje pelo Semasa é utilizada na lavagem de vias públicas, desobstrução de redes de água e esgoto, lavagem de pátios e na rega de áreas verdes.

Com a implantação da Estação de Tratamento e Reúso, a água será também aproveitada para regar áreas de reflorestamento do Rodoanel.

O Semasa pretende comercializar a água de reúso excedente em parceria com as indústrias do município.

As outras cidades da região informaram não possuírem estações próprias e que não há projetos de implementação desse tipo de estação.

OBRA
Para a construção da estação de tratamento está previsto investimento de R$ 18 milhões, sendo que 70% dos recursos virão da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado e o restante será contrapartida do município.

Após um ano de acompanhamento do projeto e comprovada a eficiência operacional da estação, o Estado devolverá o investimento feito pela cidade.

Em Santo André, o ABC Plaza Shopping possui uma estação própria de reúso e tratamento de água.

REAPROVEITAMENTO
O Semasa pretende atuar nas escolas, numa vertente do projeto estadual Reágua, que visa a conscientização para a economia e uso racional da água.

Cerca de 80 instituições de ensino terão os hidrômetros trocados, colocação de sanitários de baixo consumo e restritores de vazão (para diminuir pressão na tubulação) e torneiras com temporizador.

Antes das modificações, será avaliado o consumo de água de cada unidade de ensino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;