Economia Titulo
Ministério quer modernizar comercializaçao agrícola
Do Diário do Grande ABC
27/01/1999 | 15:15
Compartilhar notícia


O Ministério da Agricultura e do Abastecimento quer modernizar o sistema de comercializaçao agrícola no país, e está defendendo a internacionalizaçao das bolsas de futuros e melhores condiçoes para que grupos estrangeiros atuem com seguro para as lavouras. O secretário de Política Agrícola do Ministério, Benedito Rosa, disse nesta quarta-feira à Agência Estado que o ministro Francisco Turra deverá ter uma reuniao no Banco Central (BC) na semana que vem para defender a proposta de internacionalizaçao das bolsas, apresentada no ano passado pela Bolsa Mercantil e de Futuros (BM&F).

Pela proposta, o BC autorizaria as bolsas a ter uma conta no exterior para permitir que investidores estrangeiros possam fazer negócios agropecuários no Brasil. Em relaçao ao seguro agrícola, o secretário informou que alguns grupos internacionais já manifestaram interesse em conhecer melhor o mercado brasileiro para oferecer opçoes que podem incluir desde a produçao na lavoura ao risco cambial da atividade. Para tentar baixar o valor do prêmio do seguro para o produtor rural, no entanto, o Ministério está propondo à área econômica que o governo participe em casos de calamidades e eventos generalizados, para permitir que as seguradoras ofereçam um preço razoável ao agricultor.

O Ministério da Agricultura está repassando às empresas interessadas o trabalho de zoneamento agrícola feito no país, que orienta os produtores sobre a melhor data de plantio de cada cultura nas diferentes regioes para reduzir os riscos de perdas nas lavouras. Benedito Rosa acredita que o seguro agrícola poderá ser oferecido ao produtor já na próxima safra de verao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;