Esportes Titulo
Lula admite que falhas estragam planos para a Copa
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
06/02/2007 | 23:11
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que falhas nos Jogos Pan-Americanos do Rio, com abertura no dia 13 de julho, podem prejudicar a pré-candidatura do Brasil à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016. Para Lula, o Pan servirá de vestibular e credenciará o país para abrigar os eventos internacionais de maior importância. “Nós não podemos brincar em serviço”, alertou Lula nesta terça durante a inauguração do Centro de Operações Tecnológicas (COT) do Pan.

Há 15 dias, o presidente orientou o ministro do Esporte, Orlando Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para que começassem a acompanhar de perto a organização do evento. “O Brasil pleiteia Copa de 2014 e Olimpíada. Mas para ter acesso é preciso ter a clareza de que o Pan será uma espécie de aval, fundo garantidor, uma espécie de vestibular para nossa competência organizacional”, alertou.

A União investiu cerca de R$ 1,5 bilhão no evento. O COT, por exemplo, vai consumir cerca de R$ 112,9 milhões para instalação e integração de toda a infra-estrutura tecnológica. O COT será a central nervosa dos Jogos, permitindo a integração de aproximadamente cinco mil terminais de informática. Por ele passarão todas as informações relativas a resultados, cronometragens,transportes, ingressos, boletins médicos, credenciamento, ingressos, alimentação e todos os serviços de apoio do Pan.

Entretanto, o que ainda preocupa a União é o atraso das obras no ginásio do Maracanãzinho. A Marina da Glória se transformou no calcanhar de Aquiles da organização, em função da briga com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico), que poderá excluir a vela do evento.

Porém, Orlando Silva se mostrou preocupado com o atraso da reforma do ginásio, que deveria terminar em maio. “A instalação que nos preocupa um pouco mais ainda é o ginásio do Maracanãzinho”.

Nesta terça, o Pan teve uma vítima fatal durante as obras. O operário Odair da Silva morreu em decorrência de uma queda da cobertura (14m) do estádio João Havelange, o Engenhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;