Setecidades Titulo
Acesso à informação pode ser o diferencial
Maíra Sanches
01/12/2010 | 07:41
Compartilhar notícia


A difusão de informações entre profissionais da Educação em salas de aula pode ser um ponto de partida para iniciar um importante trabalho de prevenção contra o uso de drogas com crianças e adolescentes. Ontem, durante palestra de encerramento do 4ª Desafio de Redação do Diário, no auditório da Câmara Municipal de Santo André, a palestrante Célia Hernandes, coordenadora técnica institucional do Ágape (Núcleo de Apoio à Reintegração Social) e especializada em dependência química e psicopatologia, relatou a importância do acesso à informação por parte dos jovens como ferramenta de prevenção, além de ter oferecido orientações aos presentes para lidar com a questão em sala de aula.

"Através do conhecimento podemos agir diretamente no problema. O profissional precisa ter paixão pelo que faz e conhecer a área em que atua. Porém, precisa ter disposição para aprender. Hoje, na rede de ensino, temos algumas pessoas que têm força de vontade, mas ainda não é algo amplo. Exatamente por causa da falta de oferta de qualidade para capacitá-los", avaliou a especialista.

Um projeto da instituição estuda a possibilidade de treinar educadores do Grande ABC para viabilizar uma formação mais adequada aos estudantes, objetivando a distanciamento de jovens e famílias das drogas. De acordo com a assistente social, a possibilidade pode ter aprovação no ano que vem. "Estamos elaborando nosso plano de trabalho para 2011, que já foi entregue ao ao CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Santo André. Havendo abertura da Secretaria de Educação, poderemos começar esse trabalho de capacitação dentro das escolas", concluiu.

 

O CONCURSO

Neste ano, o Desafio de Redação aconteceu em 275 escolas públicas e particulares. O foco foi promover a discussão do uso do crack e outros entorpecentes entre crianças e jovens. O projeto teve patrocínio da Petrobras, foi correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e DAE (Departamento de Água e Esgoto) e apoiado pela Ecovias.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;