Cultura & Lazer Titulo
Exposição gratuita no CEU Perus
Do Diário OnLine
15/11/2010 | 21:57
Compartilhar notícia


Nos dias 16 e 17 de novembro (terça e quarta-feira), o CEU Perus, localizado na Zona Oeste de São Paulo, apresenta a performance-instalação Quanta, direcionada ao público infantil. Crianças de até cinco anos são convidadas a explorar a instalação, sendo que cada espaço convida o espectador a partir de estímulos visuais, sonoros ou sensoriais. O tempo de duração da experiência é de, no máximo 30 minutos. A apresentação integra o projeto Poeira, criado pelo grupo de dança Minik Momdò, que apresenta espetáculos com diversas temáticas e direções cênicas distintas. O núcleo teve apoio do VIII Programa de Fomento à Dança.

 A instalação funciona como uma pequena exposição performática e interativa, onde as crianças, além da experiência da visualidade - a partir da própria cenografia, luz e vídeos, experimentarão sensações, texturas, musicalidades, construções e corporalidades. A dança interfere nesta experiência por meio de intervenções performáticas que ampliam a vivência da instalação e desafiam o espectador a uma nova compreensão lúdica do espaço.

 A concepção e direção é de Suzana Schmidt Viganó, mestre em artes na área de teatro e educação pela ECA-USP. "Como elemento lúdico, buscamos a construção de um mundo imaginário, um "país das maravilhas", no qual a criança penetre aos poucos e se encante com as cores, texturas, sonori­dades e descubra os vários percursos e interferências possíveis, em jogo com os performers em cena", diz a diretora da peça.

 A encenação da instalação trabalha dentro de um processo colaborativo, onde todos os elementos em cena (cenografia, som, figurino, vídeo) compõem uma espécie de organismo simbiótico, onde cada parte estabelece relação uma com a outra na constituição e desenvolvimento do jogo em cena.

Ficha Técnica
Concepção e direção: Suzana Schmidt
Assistente de direção: Lígia Marina
Performers: Lígia Marina e Paulo Petrella
Preparação corporal e Técnica de Alexander: Ana Thomaz
Cenografia: Fabio Marcoff
Direção musical, composição e arranjo: Guilherme Furtado (piano Giuliano Ferrari, baixo Fábio Martinez, clarinete Gabriel Fortunato, bateria Roger Satoru)
Gravação de áudio: Clara Saito
Vídeo: Márcio Marques e VJ Ninguém
Documentação fotográfica: Lucas Oliveira
Intervenção de luz: Décio Filho
Montagem de luz: Gabri el Grecchi
Cenotecnia: César Rezende
Figurino: Lucas Oliveira
Produção: Paulo Petrella, Lucas Oliveira e Lígia Marina

 Serviço
Espetáculo Quanta, do grupo Minik Mondó
Espetáculos-visitações:
17.11 - das 14h30 às 16h
Visitações monitoradas:
16.11 - entre 9h30 e 11h30

Duração: no máximo 30 minutos
Censura : livre

CEU Perus
Rua Bernardo José De Lorena, s/n
Perus, Zona Oeste
São Paulo SP Brasil
11- 3915-8746

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;