Setecidades Titulo
‘Mal de Parkinson’ cresce no país
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
26/01/2002 | 15:41
Compartilhar notícia


Tremor, rigidez muscular, retardo na velocidade dos movimentos – desde a fala até o caminhar – e redução de reflexos. Esses sintomas configuram o Mal de Parkinson, doença relacionada ao processo de envelhecimento e que cresce cada dia mais no Brasil, devido ao aumento da longevidade do brasileiro. Segundo o censo 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país tem 21% a mais de pessoas com idade superior a 65 anos, em relação a 1996.

O Cetrami (Centro de Tratamento dos Movimentos Involuntários do Hospital Nove de Julho), de São Paulo, estima que anualmente sejam registrados 36 mil novos casos da doença no Brasil. Até hoje não foi encontrada a cura da doença. A região Sul do País se destaca pelo maior número de casos e a incidência mais acentuada se dá em homens.

“O Mal de Parkinson é um processo degenerativo progressivo dos neurônios, que contêm a substância dopamina, uma das responsáveis pelos movimentos automáticos das pessoas”, disse o neurologista do Cetrami, Antônio Cezar Galvão. Desde que foi descoberta por James Parkinson, em 1817, não foi descoberta a sua causa. Entre as probabilidades, estão fatores genéticos e o aumento dos radicais livres, que são substâncias tóxicas produzidas pelo processo metabólico celular.

Segundo o médico do Cetrami, para o tratamento dos portadores da doença há necessidade do trabalho de uma equipe multidisciplinar, de neurologistas a psicólogos. “O paciente parkinsoniano fica muito limitado. Cerca de 25% tem como sintoma a depressão, o que exige um atendimento mais direcionado.”

O tratamento, no começo da doença, é à base de medicamentos, principalmente com a substância levodopa, que promove o aumento da atividade da substância dopamina. De acordo com o neurologista, normalmente após dez anos essa terapia pode trazer comprometimentos, como alucinações e aumento de movimentos involuntários. “Nessas situações, é indicado tratamento cirúrgico.”

O professor titular de neurocirurgia e neurologia da Faculdade de Medicina do ABC, Jorge Roberto Pagura, informou que no ano que vem está prevista a inauguração do Departamento de Neurocirurgia Funcional no Hospital Estadual de Santo André, que servirá de retaguarda à região.

Como o Mal de Parkinson é progressivo, a neurologista e professora da Faculdade de Medicina ABC, Carmen Lisa Jorge, explicou que é recomendável que os pacientes continuem ativos, tanto mental como fisicamente, na medida do possível. “Essa atitude pode evitar, por exemplo, problemas com perda de memória e de auto-estima”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;