Economia Titulo
CPF eletrônico garante acesso fácil à Receita
07/06/2003 | 19:58
Compartilhar notícia


Para quem está cansado de enfrentar filas e guichês, o CPF eletrônico pode ser uma boa opção. Serviços da Receita Federal que antes exigiam a presença física do contribuinte estão disponíveis via internet, com acesso garantido pelo uso do documento digital. “Desde abril, emitimos uma centena de e-CPFs”, diz o presidente da CertiSign, Sérgio Kulikovsky. Além da CertiSign, empresa especializada em certificados eletrônicos, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), do Ministério da Fazenda, também está autorizado a emitir CPFs eletrônicos.

O documento digital pode ser gravado no computador do usuário ou carregado em um cartão inteligente, com chip. Ele garante a identidade de seu dono em uma transação eletrônica, como se fosse uma assinatura reconhecida em cartório, com a vantagem de poder ser utilizado quantas vezes for necessário durante sua validade.

No site da Receita, já é possível consultar a situação fiscal do contribuinte com o CPF eletrônico. Além disso, existem módulos do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) disponíveis via internet, com o uso do documento digital para identificação. “O próximo será o Siscomex Importação”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Receita Federal, Donizetti Vitor Rodrigues. Sem o e-CPF, o usuário do Siscomex precisa de uma conexão direta com a Receita, o que sai bem mais caro do que um acesso via internet.

“A certificação digital reduz os gastos do contribuinte com serviços de telecomunicações e permite que empresas menores possam usar o sistema”, afirma Rodrigues. Para a Receita, o e-CPF também é vantajoso porque diminui custos, reduzindo o fluxo de pessoas no atendimento, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade dos serviços.

Além do e-CPF, o Serpro e a CertiSign estão autorizados a emitir e-CNPJ, para identificar empresas. Esses certificados digitais ainda não começaram a ser emitidos, pois a Receita ainda não criou serviços onde empregá-los.

Expansão – A CertiSign tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Para aumentar o alcance do serviço de emissão do e-CPF, a empresa busca acordos com cartórios. Já estão em processo de credenciamento quatro cartórios, que devem emitir o documento digital. O objetivo para este ano é fechar de 50 a 100 acordos deste tipo. A CertiSign cobra R$ 100 por e-CPF, com duração de um ano e sem cartão. Com cartão, o preço é de R$ 200 e a duração de dois anos. Na renovação, o valor da taxa cai pela metade.

Para tirar o e-CPF, é necessário comparecer à certificadora com os seguintes documentos originais: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;