Esportes Titulo
Copa do Trabalhador será realizada em Sertaozinho
Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 15:55
Compartilhar notícia


A cidade de Sertaozinho, na regiao de Ribeirao Preto, será a sede da 6ª Copa do Mundo dos Trabalhadores, entre os dias 18 e 24 de junho, com a participaçao de 16 times de futebol de 12 países. É a primeira vez que a competiçao, organizada pelo Sesi e pela Confederaçao Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT) de será realizada fora da Europa. Brasil e Itália terao três participantes cada.

Na abertura, um amistoso entre Brasil e Portugal marcará a comemoraçao dos 500 anos de descobrimento do país, no Estádio Frederico Dalmásio, o Fredericao.

Os operários-atletas trabalham nas indústrias de seus países, em diversos segmentos. Os representantes brasileiros sao Cosipa, de Cubatao, campeao dos Jogos Regionais do Sudeste, e Calçados Myrabel (RS), campeao dos Jogos Nacionais do Sesi, além do Ceise (Centro das Indústrias de Sertaozinho), que substituirá uma equipe angolana, que desistiu recentemente. Os demais países sao: Portugal, França, Lituânia, Letônia, Dinamarca, Austria, Israel, Tunísia, México e Porto Rico.

Os 16 times foram distribuídos em quatro grupos, com jogos em oito campos da cidade, incluindo os de usinas.

Nao serao cobrados ingressos e a organizaçao pretende motivar as crianças a acompanharem a competiçao. "É um trabalho de divulgaçao na sociedade, transferindo para as crianças a imagem de heroísmo em ser um trabalhador", explica Carlos Roberto Liboni, 1.o vice-presidente da Federaçao das Indústrias do Estado de Sao Paulo (Fiesp) e membro do comitê organizador da Copa do Trabalhador.

A primeira ediçao dessa copa foi realizada em 1984, em Turim, na Itália. Dois anos depois, a portuguesa Lisboa abrigou a competiçao. Em 1988 foi a vez de Paris, na França. Em 1994, a italiana Cesenatico recebeu os operários e, em 1997, Vilnius, na Lituânia, foi a última sede, antes de Sertaozinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;