Política Titulo Travada
Eleição da Ouvidoria de Santo André termina hoje

Processo foi aberto ontem com desistência de Mangomery

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/01/2012 | 07:12
Compartilhar notícia


A eleição da Ouvidoria de Santo André vai sagrar hoje a nova direção da entidade. Com a inusitada desistência de Mangomery Salmenton Coronel protocolada ontem antes do início da sabatina, três nomes disputarão o páreo para mandato de dois anos: Saul Gelman, atual comandante, Maria Luiza Canale e Rafael Resende. O processo ocorre às 19h, no Anfiteatro Municipal. Caso nenhum candidato consiga nove votos no primeiro turno, o que representa dois terços dos 14 possíveis, a segunda etapa abre na sequência para fechar o pleito.

Segundo o presidente do colegiado da ouvidoria, Ivo Bastos Ruiz, que coordena a eleição, Mangomery alegou foro íntimo para abandonar o processo. "Ele acredita que o pleito já está definido. Não dá para entender, pois cada um procura na campanha a receptividade (das instituições) e o Mangomery tinha a aprovação de parte do pessoal da Prefeitura."

A saída de Mangomery teria sido por falta de voto que o levasse para a etapa final. Ele deixou ontem o espaço dizendo que "forças ocultas" o fizeram tomar a decisão. Nos bastidores, a reeleição de Gelman para o quarto mandato, apesar de dificilmente no primeiro turno, é dada como certa.

Com 11 anos de fundação, a ouvidoria é responsável pela canalização de reclamações e fiscalização dos serviços públicos prestados pelo município.

No meio político há corrente que defende a extinção da entidade, considerada de pouca efetividade. De acordo com o ouvidor adjunto, Ronaldo Martim, a instituição recebe em média 500 notificações de moradores por mês e índice de solução dos processos em aberto é de 60%. "Esse número, porém, não quer dizer que o resto não se resolve e sim que a demanda leva mais tempo para a resolução."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;