Internacional Titulo
Exército britânico começará retirada do Iraque em maio, diz revista
Da AFP
25/09/2005 | 11:45
Compartilhar notícia


A revista britânica Observer informou neste domingo, citando fontes militares, que as forças armadas do Reino Unido começarão a se retirar do Iraque a partir de maio de 2006.

Segundo as mesmas fontes, o Reino Unido já informou "privadamente" o Japão sobre seu projeto de começar a retirada do sul do Iraque em maio de 2006, uma decisão que tornaria impossível a manutenção de 500 soldados japoneses na região.

As especulações sobre o futuro das forças britânicas no Iraque se intensificaram após o incidente destes últimos dias, em que o exército britânico recuperou dois de seus soldados que haviam sido presos pela polícia iraquiana na principal cidade do sul do país, Basra.

Segundo uma pesquisa de opinião do Instituto YouGov, divulgada neste domingo pela televisão Five News, 57% das pessoas interrogadas estimam que as forças britânicas deveriam ser retiradas do Iraque, contra 27% que defendem sua permanência.

A revista Observer cita o ministro britânico da Defesa, John Reid, para quem a retirada não é um evento, mas um processo, e que este processo acontecerá em velocidades diferentes nas diferentes partes do país".

Já a revista dominical do jornal Sunday Telegraph apresenta uma versão diferente. Segundo a publicação, "o Ministério da Defesa ainda planeja enviar um número significativo de soldados para o Iraque" pelo menos até janeiro de 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;