Setecidades Titulo Menor infrator
Justiça dá 30 dias para não parar obra em Santo André

Unidades da Fundação Casa são erguidas no Sacadura Cabral

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
12/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Justiça determinou ontem que a Fundação Casa apresente, no prazo de 30 dias, a licença de construção das duas unidades de internação no bairro Sacadura Cabral, em Santo André. E também o termo de compromisso previsto na lei municipal 8.836/06 - relacionado ao Estudo de Impacto de Vizinhança, sob pena de embargo imediato da obra e fixação de multa diária.

A sentença é do juiz substituto da 2ª Vara da Fazenda Pública de Santo André, André Forato Anhê. O Ministério Público propôs a ação civil pública contra a Fundação Casa e a construtora responsável pela obra. As unidades estão sendo erguidas sem o alvará de construção.

O que foi confirmado ontem pela Prefeitura de Santo André. Em dezembro de 2010, o governo Aidan Ravin (PTB) emitiu apenas o alvará de uso de solo para a instituição do governo do Estado. Mesmo sem a licença para construção, a obra foi iniciada. Hoje, os dois prédios - cada um para 56 vagas - estão no segundo pavimento, conforme a equipe do Diário registrou.

Na segunda-feira, na volta do recesso do Judiciário, o promotor de Habitação e Urbanismo de Santo André, Fábio Henrique Franchi, enviou ofício ao juiz com pedido de "urgência na apreciação" da ação interposta em novembro do ano passado.

O último despacho do juiz titular, Carlos Aleksandar Romano Batistic Goldman, em apreciação inicial da liminar, era para que a Fundação Casa e a MGV Engenharia e Construção se manifestassem em 72 horas, a partir da intimação das rés.

Procurada, a Fundação Casa informou que não irá se manifestar enquanto estiver em curso a ação. O expediente na construtora havia se encerrado quando o Diário ligou.

O promotor informou que ainda não decidiu se irá recorrer. Embora não seja contra as duas unidades de internação, Franchi se apega à legislação, ou seja, qualquer obra privada ou pública, obrigatoriamente, deve ter alvará para iniciar a construção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;