Esportes Titulo
Festa 'afro-brasileira' em São Bernardo
Malu Souza
Especial para o Diário
02/08/2010 | 07:34
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Correr 21 quilômetros não é tarefa das mais fáceis ao menos para a maioria das pessoas. No entanto, mais de quatro mil pessoas aceitaram este desafio ontem na 8ª Meia Maratona de São Bernardo, prova que abriu oficialmente as comemorações pelo aniversário da cidade. No masculino, vitória brasileira com o mineiro Giovani dos Santos. No feminino, Nelly Jepkirui, do Quênia foi a melhor.

Os competidores saíram do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, e percorreram algumas das principais ruas e avenidas do município. entre elas a Vergueiro e trecho da Via Anchieta.

Em meio a subidas e retas quase sem fim foi preciso muita força de vontade e preparo físico para cumprir a meta. Grande parcela dos inscritos optou por fazer o percurso de cinco quilômetros, ideal para quem está no início da prática e que poderia ser cumprido com caminhada. Até mesmo o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT) calçou os tênis e partiu para os exercícios.

A tradicional prova reuniu alguns dos mais importantes competidores da modalidade do país e do exterior. No masculino, o mineiro Giovani dos Santos terminou a corrida principal em 1h5min52s, o quinto melhor tempo já registrado em todas as edições. O recorde continua com Cosme Ancelmo de Souza, ganhador da prova em 2008 - 1h5min3s. Foi a sétima vitória dos brasileiros em oito edições.

Esta foi a segunda vez que Giovani disputou a Meia Maratona de São Bernardo e, mesmo com experiência nas principais corridas do país, ele considera esta uma das mais difíceis e disputadas, tanto é que a vitória foi definida apenas na reta final, com uma diferença de poucos passos à frente do segundo colocado, Francisco Barbosa dos Santos, o Chiquinho - o queniano Mutai Kipkemei terminou com a terceira colocação.

"Para mim, esta é a terceira corrida mais difícil no circuito brasileiro. Alguns trechos de subida são muito pesados. Mas temos que estar preparados para conseguir uma boa colocação", disse o vencedor.

No feminino, Nelly Jepkirui, do Quênia foi a melhor, na segunda vitória estrangeira em oito edições. Com grande distância da segunda colocada - a brasileira bicampeã da prova, Marizete de Paula Resende - cumpriu o percurso em 1h18min16s. O recorde permanece com Marizete, que em 2003 fez a marca de 1h14min18s.

Os campeões faturaram o prêmio de R$ 4.000.

O vencedor da corrida de cinco quilômetros foi, entre os homens, Sivaldo Santos Viana e, entre as mulheres, Jaciane Barbosa de Araújo.

 

Corrida passa de lazer a opção para qualidade de vida

 

A corrida tem se tornado cada vez mais uma das principais opções encontradas por pessoas de todas as idades para entrar em forma.

O esporte que começa quase sempre como forma de lazer acaba entrando de vez na rotina e se torna paixão.

Na 8ª Meia Maratona de São Bernardo, o grande número de idosos entre os inscritos chamava atenção. O fato desmistifica a teoria de que para se tornar atleta é preciso acima de tudo ser jovem.

Este é o caso de Gerusa Aparecida Fernandes, 52 anos. Moradora de São Bernardo, costumava fazer caminhada como opção para a prática de atividade física. Há seis meses passou a integrar o grupo Movimente Ação, no Riacho Grande, e ontem conseguiu cumprir grande meta: passar pela linha de chegada dos cinco quilômetros da prova correndo. "Esta é minha primeira corrida. Vale muito a pena. É uma grande satisfação quando conseguimos concluir", disse a animada atleta de primeira viagem.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;